quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Crianças canhotas e destras: habilidade pode definir comportamento escolar


Um estudo mostra que a habilidade da criança com a mão esquerda ou direita revela um pouco sobre seu perfil na escola

Seu filho é canhoto ou destro? Saiba que a habilidade dele com a mão direita ou esquerda pode revelar um pouco sobre seu comportamento escolar. Um estudo realizado por uma empresa alemã de materiais de escrita, com 2.000 crianças entre 7 e 11 anos, mostrou que os canhotos são mais propensos a gostar da escola e ter um relacionamento mais próximo com os professores, além de se destacarem em aulas de arte e música.
Porém, quando se trata de lição de casa e de escrever, são os destros que se saem melhor. De acordo com a pesquisa, mais de 30% deles entregam as tarefas no tempo certo e bem-feitas e 57% deles dizem que adoram escrever.
Enquanto esse estudo mostra até um equilíbrio entre destros e canhotos em relação à escola, o fato é que o cotidiano de quem tem habilidade com a mão esquerda é um pouco mais complicado, porque o mundo é dos destros, apesar de estimativas apontarem que quase 10% da população seja canhota.
Pesquisa feita no início dos anos 90 revelou que filhos de pais destros têm 9,5% de chance de ser canhotos. Mas, quando o pai ou a mãe é canhoto, a possibilidade sobe para 19,5%. Outro dado concreto é que a dominância é mais forte nas mãos, porque elas exigem atividades mais sofisticadas, ou finas, como a escrita. Essa "facilidade" com o lado esquerdo aparece logo no primeiro ano de vida. Segundo Raquel Caruso, psicomotricista, psicopedagoga e fonoaudióloga, a criança escolhe uma mão para conhecer o mundo. "Ela apalpa os objetos, tenta pegar alguma coisa, faz os primeiros rabiscos no papel", diz. Mas a confirmação real virá em torno dos 6 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada.

Cinco formas de facilitar a vida do canhoto
1 – Se você notou que seu filho pequeno tem tendência a ser canhoto, avise a escola para que os educadores o ajudem nessa descoberta.
2 – Caso a criança esteja sendo alfabetizada, converse com a escola para que seja providenciada uma carteira adequada.
3 – Não “corrija” a criança mudando os objetos da mão esquerda para a direita. Senão ela pode ter dificuldade de aprendizado.
4 – Mesmo com poucas ofertas, compre o que for desenvolvido para ele. Alguns cuidados melhoram o desempenho escolar dessa garotada.
5 – Para manter bem a autoestima do filho, invente histórias de reis, rainhas, heróis e heroínas canhotos.



Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.