domingo, 27 de setembro de 2009

Síndrome da frouxidão palpebral


A "Síndrome da frouxidão palpebral" é uma entidade de etiologia desconhecida, caracterizada por grande frouxidão da pálpebra superior, associada à conjuntivite papilar crônica.
O acometimento é geralmente assimétrico e mais severo no lado sobre o qual o paciente costuma dormir, devido ao contato crônico da conjuntiva tarsal com os lençóis e o travesseiro.
As alterações conjuntivais estão associadas à eversão espontânea da pálpebra superior e as queixas mais comuns são hiperemia conjuntival, secreção e sensação de corpo estranho, mais intensos pela manhã. Esta síndrome pode estar associada com a apnéia obstrutiva do sono.
Em casos leves, a conduta é conservadora, através da proteção ocular noturna com um curativo oclusivo. Em casos mais severos, indica-se o tratamento cirúrgico, que consiste no encurtamento horizontal da pálpebra.
A avaliação da flacidez horizontal por meio do distraction test, tanto da pálpebra superior quanto da inferior, deveria ser incluída de rotina no exame de todo paciente que apresenta e irritação crônica


Imagens e Comentários:
Dra. Midori Hentona Osaki
Chefe do Setor de Plástica Ocular
Departamento de Oftalmologia
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP / EPM



OFTALMOnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.