quinta-feira, 11 de junho de 2009

OMS eleva nível de gripe suína e declara pandemia


A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou oficialmente nesta quinta-feira o nível máximo de alerta para a gripe suína, o que representa a primeira pandemia do século 21. A última pandemia oficial foi declarada em 1968.
"O vírus não pode ser retido", destacou a diretora da OMS, Margaret Chan. "Decidimos passar da fase 5 para a fase 6", afirmou em entrevista à imprensa.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo à comunidade internacional para manter a calma e prometeu trabalhar com os governos e a OMS para "garantir uma resposta mais coordenada e eficaz possível". "Nossa melhor resposta é uma demonstração firme de solidariedade".
De acordo com um comunicado oficial enviado aos seus membros, a OMS afirmou que neste estágio inicial, a pandemia pode ser caracterizada como sendo moderada em sua severidade.
Mais cedo, o governo sueco havia se adiantado à confirmação da OMS, revelando a elevação do nível de alerta por meio de um comunicado.
A atual classificação da doença se deve ao fato de sua abrangência, e não da periculosidade do vírus. A decisão de passar do nível 5 para o atual nível 6 foi tomada depois que o número de casos aumentou nos Estados Unidos, na Europa, na América do Sul e em outras regiões.
A OMS já havia reconhecido que a declaração de uma pandemia era iminente. Nesta quinta, a organização convocou uma reunião de emergência devido ao recente aumento do número de casos da nova gripe.
Após o anúncio do novo patamar da nova gripe, a organização pediu que as nações não fechem suas fronteiras nem restrinjam viagens e comércio.
A diretora da OMS também pediu aos laboratórios que, assim que terminarem a produção das vacinas contra a gripe sazonal, comecem a produzir uma vacina contra o novo vírus A (H1N1).
"Os laboratórios agora já receberam a semente do vírus - o que irá permitir que comecem então a desenvolver a vacina. As primeiras doses contra a pandemia podem estar disponíveis em setembro, mas o suprimento será limitado", disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS, durante coletiva de imprensa.
Depois da entrevista de Margaret, o número dois da organização, Keiji Fukuda, disse que o vírus da gripe suína "circulará por todo o mundo durante um ano ou dois".
Segundo o mais recente balanço divulgado pela OMS na última quarta-feira, foram registrados 2.449 novos casos da gripe suína no mundo em apenas dois dias, sendo 1.283 no Chile, 173 na Austrália, 33 na Argentina e 331 no Canadá. Até o momento, são contabilizados 28.774 casos da nova gripe em 74 países e 144 mortes.

Do Diário OnLine
Com Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.