domingo, 6 de setembro de 2009

Alunos-ilustradores vão imortalizar a botânica da Mata Atlântica em selos


RIO - Com lápis grafite na mão e muita imaginação na cabeça, 30 alunos pré-selecionados em 10 escolas municipais do Rio de Janeiro participarão de uma oficina de ilustração botânica, entre os dias 9 e 11 de setembro, no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico. A oficina faz parte do projeto "Jovens Ilustradores", uma iniciativa da Vale, que vai premiar sete dos melhores trabalhos em 17 cidades do país, com a confecção de selos especiais ilustrados com espécies raras e novas da flora da Mata Atlântica.
A iniciativa pretende despertar aptidões artísticas e disseminar conceitos de educação ambiental e conhecimentos botânicos entre os jovens de 8° e 9° anos do ensino fundamental, com idades entre 15 e 17 anos.
O curso no Rio é o último a ser realizado dentro do projeto, que foi lançado no dia 5 de junho deste ano - em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - na cidade Rosário do Catete, no Ceará. Ao todo, cerca de 2,5 mil alunos de 56 escolas brasileiras participaram da fase inicial do processo. Dentre eles, 250 jovens foram selecionados para as oficinas de ilustração botânica.
No Rio, as aulas serão ministradas pelas ilustradoras botânicas Dulce Nascimento e Ana Lúcia Iath. Durante os três dias de oficina, estão previstas visitas guiadas e palestra com o botânico Marcus Nadruz Coelho.
Ao término desta etapa do concurso, sete dos melhores alunos de todas as oficinas espalhadas pelo país viajarão para a Reserva Natural Vale, em Linhares-ES, onde participarão de uma última oficina. Nela, serão ilustradas plantas que farão parte de sete novos selos dos Correios brasileiros. O melhor ilustrador ganhará o prêmio Brasileiro Imortal e trabalhará numa espécie nova de planta nativa, enquanto os outros seis ilustrarão espécies raras da Mata Atlântica.
O prêmio Brasileiro Imortal é uma homenagem a personalidades ligadas à causa sócio-ambiental. No ano passado, sete brasileiros tiveram seus nomes imortalizados em plantas descobertas na Reserva Natural Vale, sítio considerado Patrimônio Natural da Unesco. As ilustrações também se transformaram em selo dos Correios, com assinatura da ilustradora botânica Dulce Nascimento.



O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.