quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Direitos Humanos: Denúncia de lavagem cerebral em seita será tratada em comissão


A denúncia de que uma seita estaria retirando crianças da convivência familiar, por meio de doutrinação, será discutida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência pública, requerida pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), será nesta quarta-feira (9/9/09), às 9 horas, no Auditório. O parlamentar foi procurado por um casal que, com seus filhos, pertenceu à Igreja Ministério Verbo Vivo, sediada em São Joaquim de Bicas (Região Metropolitana de Belo Horizonte). O casal relatou que abandonou a seita, mas seus filhos – um rapaz e uma moça – continuaram na igreja e passaram a renegar os pais.
Segundo informações do gabinete parlamentar, um dossiê encaminhado ao deputado relata que a Igreja Ministério Verbo Vivo tem em sua sede uma instituição de ensino, a Escola Verbo Vivo, na qual faz uma “lavagem cerebral” nos alunos. A igreja é liderada, em Minas, pelo casal John David Martin (cidadão americano) e Marialva Pinheiro Martin e segue a doutrina de uma pastora americana, Jane Whaley, líder da Word of Faith Fellowship. De acordo com o dossiê, a igreja tem também uma filial na cidade de São Paulo.

Dossiê
– Ainda de acordo com o dossiê, cerca de 130 crianças, adolescentes e jovens estudam na escola Verbo Vivo, sendo que muitos teriam deixado suas famílias para morar na igreja. Lá, eles seriam submetidos a cultos diários e o ensino seria totalmente deficitário. Os alunos não têm livros de português, não podem ler obras literárias, não fazem pesquisa, nem usam a internet, pois segundo os dirigentes, essas seriam formas de contato com o pecado. Além disso, os estudantes também não podem usar o celular, não têm intervalo entre as aulas, fazendo lanche na própria sala, sob a supervisão de um professor, e não podem conversar entre si. A repressão sexual é total e os pais são impedidos de ver os filhos, principalmente se os primeiros não são membros da igreja.
O documento dá conta também de que os alunos são severamente reprimidos e obrigados a contar seus “pensamentos impuros”, sofrendo humilhações diversas na frente de todos. Os que “não dão o coração” são submetidos a um “tratamento” ou “disciplina” e obrigados a ficar por dias e até semanas sozinhos, isolados em uma sala, impedidos de todas as atividades e podendo somente assistir aos cultos pela televisão. Outra denúncia é de que jovens da seita são levados irregularmente para os Estados Unidos, onde trabalhariam para fiéis da matriz americana ou na própria igreja, por até 15 horas, sem receberem salários.

Convidados
– Várias testemunhas participarão da audiência pública da comissão, entre elas, pais de alunos da Verbo Vivo que deixaram suas famílias, ex-alunos e ex-membros da igreja. Foram também convidados: o coordenador do Conselho Tutelar de Betim, Alessandro Augusto Leite; a presidente do Conselho Tutelar de São Joaquim de Bicas, Maíze Cristine Gouveia de Andrade; o prefeito de São Joaquim de Bicas, Antônio Carlos Resende; o promotor Flávio Silva Júnior, da comarca de Ibirité; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e da Juventude, Andrea Mismotto Carelli; o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Jerry Antunes de Oliveira; o delegado de Polícia Civil Geraldo de Amaral Toledo Neto; o promotor de Justiça da Comarca de Igarapé, Flávio Silva Júnior; além das testemunhas Jorge Luiz Coelho Linhares e Eduardo Andrade Gonzaga Júnior.
Conforme informações do gabinete de Durval Ângelo, vários órgãos representados já teriam recebido denúncias da ação da Igreja Ministério do Verbo Vivo.



Assembleia Legislativa de Minas Gerais

23 comentários:

  1. Nos brasileiros já estamos acostumados com coisa pior... E a quadrilha que corrompia os meninos no nordeste para virem para São Paulo se envolver no mundo da prostituição, davam até hormonios femininos para as crianças!!! A Seita Verbo Vivo é so mais um dos diversos casos de monstruosidade que acontecem em nosso país... Todos veem, ninguem age.

    ResponderExcluir
  2. o que que o conselho tutelar esta fazendo a repeito dessa mosntrualidade ...
    tenho 2 sobrinhas minhas nessa ceita em são joaquim de bicas e a familhia ja foi excluida da ceita como posso agir em situações como essas com a uma familhia dividida ....não posso ter contato com minha sobrinha preciso que me ajudem.... favor deixar contato ...
    evamacieira@yooh.com.br

    ResponderExcluir
  3. eu so queria a uniao da minha familha um pouco de colo da minha mae,pois sou totalmente escluida,sinto rejeitada sem contato com minhas sobrinhas ,elas mim rejeitam sao instruidas a falarem so o que eles mandam,minha irma nao fala comigo,as pessoas que tem Deus oprime maltrata critica zomba diminui outras pessoas.eles dizem que nos estamos errado ,porque afastaram minha familia de mim/ meu nome e nice e sei de varias coisa ,tenho como provar ,pois ja frequetei a mesma nao sei si consigo perdoar, faço tudo que posso para minha mae mais so eles estao certo ,gostaria de ajuda pois estou muito triste,pareço ser filha adtivo o que fazer/eles destruiram minha familia.

    ResponderExcluir
  4. Não consigo entender como essas crianlças são levadas facilmente na conversa dssa gente.
    Depois para sair é que mora o problema.
    Conselho Tutelar não pode fiscalizar , entrar e outros neses lugares?

    ResponderExcluir
  5. Luiz Alberto Araújo Bezerra7 de março de 2012 às 00:22

    E eu pensava que no Brasil só estava esxistindo AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ que separam familias e amigos quando discordam de seus ensinos.
    Milhares de famílias já foram desfeitas, e amizades rompidas de um dia pra outro, simplesmente por causa da pessoa abandonar ensinos mentirosos e contrários ao da Bíblia Sagrada. Tais pessoas passam a ser evitadas pelos familiares e amigos, que não podem mais nem dizer um simples “oi” caso o encontrem na rua. Essa é uma realidade que acontece diariamente em alguma parte da Terra na congregação das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Essa é a realidade daqueles que resolvem abandonar a associação com as TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Pais ficam proibidos de falar com filhos e filhos com pais, irmãos com irmãos, avós com netos e netos com avós, e também com os ex-amigos que permanecem na congregação das TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Tudo isso acontece simplesmente porque a pessoa passa discordar de algum ensino falso da organização da TORRE DE VIGIA. Assustador, horripilante, apavorante não é mesmo? Imagine você nessa situação.
    POR ESSE MOTIVO, CUIDADO COM ESSA ORGANIZAÇÃO, A PROXIMA VÍTIMA PODE SER VOCÊ!

    ResponderExcluir
  6. Conheçam a Comunidade Rhema em Franco da Rocha,São Paulo.

    Conheça seus "maravilhosos pastores" Juarez e Solange Oliveira, Eduardo e Alzira Rizzo.

    Venham assistir um culto de "correção".

    Horário dos cultos Quarta-feira: 19h
    Domingo: 10h e ás 18h.

    Antes do cultos eles perguntam se há visitantes.

    Se não tem, eles tratam pessoas com gritos e distratos.

    Fiquei 11 anos na escola da igreja e como membro.

    Pior experiência que já tive.

    Eles não tem amor ao próximo.

    Investiguem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente fiz parte da filial em Mogi das Cruzes por +- 10 anos tbm, a COMUNIDADE DO EVANGELHO PLENO.
      E era exatamente dessa forma, com aquelas 'guerras espirituais", gritavam no meu ouvido que chegava a sentir cócegas no meu ouvido, não sei como não fiquei surda!
      Quantas vezes fui na igreja para assistir a Solange, Juarez ou Alzira pregando pela televisão!
      Ficaram resquícios e traumas dessa seita, mas não há nada que JESUS não liberte, não é mesmo!
      Deus o abençoe.

      Excluir
  7. Esta é a igreja do telão, mas por que telão????

    Você vai a uma igreja para assistir um culto e você vai ver Jane Whaley pregando.
    Pois a igreja da Carolina do Norte assumiu todo o controle da igreja de Franco da Rocha.
    Pois seus pastores estão "debaixo do cajado" como eles dizem.

    Realmente isto é uma seita, Solange é uma covarde.

    Com seus gritos na frente de visitantes expôs pessoas publicamente.

    Há um caso de um rapaz há uns 10 anos, chamado Sérgio sofreu um acidente nos mutirões que eles obrigam os membros participarem e dois anos depois ele faleceu em consequencia deste acidente.
    Eles obrigam os homens a fazer guarda noturna das 21-24h, 2-4h,4-6h. E se eles nãofazem a Solange vai acusar publicamente de preguiçosos.
    Solange Granieri Oliveira é a pessoa mais nojenta que já conheci, preconceituosa, sempre favoreceu sua familia ea beneficiou como lideres de uma falsa igreja.

    ResponderExcluir
  8. É uma seita religiosa que controla tudo e todos e aí de você, se não começar a bajular Solange, Alzira, Ana Prado.
    Conheço bem esses mutirões e guardas que todos os homens são obrigados a fazer.
    Depois dizem se você não participar disto, você não serve Deus.
    A Jane Whaley controla tudo dos Estados Unidos é uma mulher louca, que escolhe aqueles que lhe agradam.
    Solange é uma ex- gerente de banco que lida com pessoas para ver o que retorno esta pessoa vai me dar.
    Privilegiando seus familiares, cretina, sendo que esta igreja não foi construida com seu dinheiro e sim com dinheiro de membros.
    Seu marido Juares é um trouxa já foi humilhado publicamente por esta idiota varias vez .
    Eles obrigam as pessoas a serem vigiadas pelos outros membros, para eles trazerem relatórios de cada um.
    Jane whaley tem um controle de tudo que acontece e de todos.
    Seu marido Sam é outro trouxa, manipulado, um zero a esquerda neste ministerio dominado por esta insana.
    Quando você observa os videos da TV ALTEROSA e mostra os líderes da igreja no forum de justiça, são eles Enrique e Priscila rezende, dois merdas ,que querem mandar em pessoas de lá dos Estados Unidos.
    Qualquer pessoa que não entra no esquema deles é deixado de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATENÇÃO: ESTE COMENTÁRIO NÃO FOI FEITO PELO VERDADEIRO ASAFE. EXISTEM PESSOAS DE MÁ-FÉ UTILIZANDO O NOME DE PESSOAS QUE FREQUENTAM E FREQUENTAVAM AS COMUNIDADES. FIQUEM LIGADOS.

      Excluir
  9. Fui acusada de ser lébica pela Solange, ela me persegui até que eu saí da igreja de Mogi das Cruzes, o Evangelho Pleno.
    Antes de Pr Paulo e Alice se ajuntarem com Solange e sua turma, Paulo e Alice eram muito doces.
    Hoje abndonaram até a filha Rita, como você spodem ver pela reportagem daTV ALTEROSA.


    ResponderExcluir
  10. Desculpe não consegui completar meu raciocinio.
    A perseguição foi tanta uqe resolvi sair desta "igreja".
    Eles distorcem o evangelho de Jesus Cristo.
    Obrigam você a casar com pessoa que você não gosta.
    A Jane Whaley é uma mulher muito preconceituosa.
    Ela tem o controle de tudo e de todos.
    WOFF é uma seita.
    Se você não aceita essas correções abusivas, você não vai para o céu. Isto não é verdade.
    "Abrir o coração", significa você falar tudo e até confessar coisas, que eles julgam e não tem certeza de que você faz.
    Por exemplo insistiram para eu admitir que eu era lésbica e isto não é verdade.
    Solange , Alzira me forçaram a confessar algo que eu sempre repgnei. Simplesmente porque possuia um relacionamento bom com todos, iclusive com as moças.
    Abandonei esta pseudo "igreja" em 1999, foi a melhor coisa que já fiz.
    Quando os brasileiros vão para Carolina do Norte, são tratados como escórias.
    Jane Whaley não confia em brasileiros.
    E os bobos contnuam lá se enganando que estão servindo a Deus.
    Paulo e Alice, Solange e Juarez a alma para o diabo na figura da Jane Whaley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, sou uma jornalista da Associated Press. Aceita me falar sobre essa igreja? Se sim: sdilorenzo_news@ap.org

      Excluir
    2. ATENÇÃO: ESTE COMENTÁRIO NÃO FOI FEITO PELA VERDADEIRA MARLENE. EXISTEM PESSOAS DE MÁ-FÉ UTILIZANDO O NOME DE PESSOAS QUE FREQUENTAVAM AS COMUNIDADES. Sou a verdadeira Marlene, minha saída em 1999 foi por motivo pessoal, familiar e profissional - não vivi e não vi o que esta pessoa descreveu .

      Excluir
  11. Gente estou assustado com tudo isso o que significa FAITH, tantos comentários que não sei nem o que pensar.

    ResponderExcluir
  12. Marcos é de não ter o que pensar mesmo.
    Fui membra desta i"igreja entre 1991-1993, mas tenho amigas que estão lá, como Silvia Roberta, Gilmara, Dora, Patricia que infelizmente estão enganadas.
    Assista os vídeos no YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=KBklLuCkeyo
    https://www.youtube.com/watch?v=8R-wtM9VV6c
    A WOFF WORD OF FAITH FELLOWSHIP comandada e controlada por Jane Whaley domina seus seguidores, pela manipulação de suas vidas.
    Uma das frases é"você tem que abrir o seu coração", ou seja, você tem que falar tudo e todo dia. Do contrário você passa a ser mal visto por esta comunidade e taxado como "rebelde" e apóstata".

    A liderança das igrejas de São Joaquim de Bicas, MG, Franco da Rocha,SP praticamente é dirigida por esta "igreja".
    Todo assunto passa pela Jane Whaley e normalmente ela favorece aqueles que mais lhe agradam.

    AS igrejas da Escócia,Dinamarca e Suécia que também faziam parte das sua filiais, perceberam logo que Jane é uma líder satânica e recusaram suas visitas.
    Karel Reynolds é uma "profeta"da WOFF recentemente esteve no Brasil, em Belo Horizonte e São Paulo, para "palestrar" sobre "liberdade religiosa."
    Em Minas Gerais esteve no Instituto Dom Hélder e em
    São Paulo estve na OAB SP e Universidades.
    A liberdade em todas esas igrejas não existem.
    Há proibição de jogar futebol, jogar ping-pong, jogar peteca, não praticar judô, não tomar guaraná, não tomar capuccino, não usar calça jeans, usar somente calça com pregas no estilo americano, não usar barba ou bigode, você é obrigado a participar dos "mutirões" que essas igrejam estipulam até 3, 4 horas da madrugada e caso você não participe você passa a ser considerado um "preguiçoso" que vai para o inferno. Ainda tem as guardas noturnas que seus membros são obrigado a fazer, se expondo a todo tipo de risco de vida, caso você não faça isto, você não está "servindo" a Deus.
    Quer mais ainda, eles obrigam famílias a morarem umas com as outras para trazer relatórios continuos de cada um das sua casas. Os que passam na aprovação dos líderes, serão parte da liderança da igreja local.
    É lamentável esta igreja é controlada por uma louca e há um tanto de idiotas que a seguem cegamente.
    A Jane Whaley considera qualquer igreja como o que eles pregam é um "ensino falso religioso".
    Somente o que ela ouve de "Deus" é a verdade, se colocando acima do bem e do mal.
    Repugno está senhora e seus seguidores também, pois são guiados por um "líder" cego guiando outros cegos, e ambos cairam na mesma cova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mecria, sou uma jornalista da Associated Press. Aceita me falar sobre a igreja? Se sim: sdilorenzo_news@ap.org

      Excluir
  13. Meu caro anônimo, você sabia que o anonimato é proibido pela Constituição Federal??? Outra característica de uma pessoa que segue uma seita é defender seu "líder" até a morte.
    Vocês da Igreja Verbo Vivo são pessoas com um baixo nível de cultura, pois vocês consideram mais a Jane Whaley do que Jesus Cristo, mais vale um Código de Condutas imposto por essa insana líder, do que a leitura da Palavra de Deus. Outro ponto ninguém deve questionar, "somente obedeça e vai para Jesus", você com certeza não se revela, pois até mesmo respondendo neste Blog, você seria corrigido severamente ou ido para DISCIPLINA. Antes de defender e falar em nome de terceiros você é um covarde, você com certeza é um daqueles que acusa e delata as pessoas. Conheço muito bem o Aécio, o Jonathan, Hécules, Mark Martim, Regina Penna, Alexandrina etc... Pessoas covardes que querem dominar outros, delatando-os e os intimidando.
    Para mim, meu caro anônimo você é um idiota imbecil e está cego, sendo guiado por um outro cego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei pessoa, vc nem sabe quem eu sou, e nem de qual das igrejas participei.Ignorância sua... o anonimato não é proibido pela constituição federal..hahahaha...me economize. o Asafe não escreveu o comentário acima, aliás, quem o fez conseguiu seu intuito de prejudicá-lo bastante. parabéns!!!Quanto a sua igreja ou a dos outros, nem quero entrar nesse mértio, fica quem quer, quem não quer, dá o fora.

      Excluir
  14. Eduardo Rizzo você é pastor nessa "igreja"?
    Me responda
    Pergunte ao seu coração
    Vc.sabe quem está te perguntando

    ResponderExcluir
  15. Lembre do verdadeiro amor.
    Incondicional
    Volte ao passado
    Responda se vc.tiver coragem
    Pelo menos uma vez na vida

    ResponderExcluir
  16. Prezados,
    Sou a verdadeira Marlene e fui membro da Igreja Evangelho Pleno de Mogi das Cruzes.Quero deixar claro que nunca , absolutamente , nenhum membro ou líder da Igreja, me acusou de ser lésbica. A minha saída em 1999 foi por motivo pessoal, familiar e profissional - não vivi o que está pessoa descreveu no comentário .

    ResponderExcluir
  17. Observação: o nome da filha do Pr Paulo é Rosa ( a pessoa que escreveu nem conhece a Rosa que minha amiga , chamando-a de Rita ...

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.