sábado, 12 de setembro de 2009

Esforço para retomar o amor pelo magistério


Estado e prefeitura anunciam incentivos, como curso inédito de diretores e concurso

Rio - O que motiva profissionais da Educação em um tempo em que se enfrentam a polícia na rua por salário melhor, a violência na região onde trabalha e o desinteresse de estudantes pela carreira? A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia quer saber o que anima professores a seguir no ramo e a estudantes a sonhar em tornar um.
Para isso, prepara pesquisa com 4.500 alunos do Ensino Médio da Faetec, conforme adiantou ontem o ‘Informe do DIA’. Além disso, anunciou a criação de curso inédito para a formação de diretores de escolas. Já a prefeitura vai premiar profissionais de destaque.
Mesmo com tantas dificuldades, Deise Castro, 43, é uma entusiasta. “Esse colégio é um oásis na comunidade. É a prova de que é possível acreditar na educação, pois graças a ela nunca sofremos represálias”, comenta Deise, que leciona há 22 anos na Escola Afonso Várzzea, no Complexo do Alemão, uma das 150 unidades em área de risco do Projeto Escolas do Amanhã, da prefeitura.
Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, a pesquisa deverá estar pronta em outubro, e o curso terá a duração de seis meses a um ano. A intenção da pesquisa é detectar as razões que levam os estudantes a desistir da profissão.
Ele conta que há três anos, quando a Faetec abria inscrição para professores de Física, Química e Matemática pela Internet, apareciam 30 interessados. Hoje, não passam de três.
“A intenção da consulta e do curso de diretores é melhorar a qualidade de quem ensina”, afirmou Cardoso. A formação de professores tem levado nota baixa. Pesquisa divulgada pela Fundação Escola de Serviços Públicos ano passado, com base no concurso de 2005, mostrou que 52% dos docentes do Rio foram reprovados em Português e Matemática.

Medalha para professores inovadores
Pelo terceiro ano, a prefeitura concederá a Medalha Carioca de Educação aos professores que se destacam. É necessário ser indicado para participar desta edição, que aceita inscrições até dia 14. Candidatos devem ter pelo menos 10 anos de magistério. Dois mestres levarão a comenda. O resultado sai dia 12.
A União dos Professores Públicos do Rio aponta que, em 2008, de 5.646 afastamentos, 535 foram a pedido — a maioria por insatisfação com salário. Destes, 425 saíram de janeiro a agosto. Este ano, no mesmo período, o número subiu para 1.296.

Reportagem de Celso Oliveira e Francisco Edson Alves


O DIA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.