quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CPI paulista vai investigar clínicas de reprodução humana assistida

O deputado Milton Flávio (PSDB), da Assembleia Legislativa de São Paulo, está colhendo assinaturas para criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que esclareça procedimentos da Clínica de Roger de Abdelmassih e de outras de reprodução humana assistida, como a escolha do bebê (sexagem) e o uso de citoplasma de óvulos de jovens por mulheres de mais idade (turbinamento).
Flávio (foto) é médico e professor de urologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Ele disse que as acusações sexuais ao médico não serão investigadas, mas os procedimentos adotados pelas clínicas. “O Roger é a ponta do iceberg”, disse, conforme relata Mônica Bergamo, da Folha.
“A ideia não é punir, e sim jogar luz sobre essas práticas e discutir a legislação”, falou o deputado, que é vice-líder do governo José Serra.
Uma sindicância ainda em curso do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) já apurou na Clínica de Abdelmassih, além dos abusos por parte do médico, procedimentos como o de sexagem, turbinamento de óvulo e realização de abortos seletivos.
O MPE (Ministério Público Estadual) de São Paulo está investigando o que tem sido chamado de “manipulação genética indevida” pela clínica do médico. Abdelmassih foi indiciado por 56 estupros e está preso preventivamente desde 17 de agosto.

Fonte: Paulo Lopes Weblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.