quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Rádio Margarida e Childhood Brasil lançam kit educativo do projeto “Navegando Direitos”


Começa nesta semana no Estado do Pará e demais estados da Amazônia a distribuição de um kit educativo, formado por um CD e um DVD, que integra o projeto “Navegando Direitos – Em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes na Amazônia”. O projeto é realizado pelo Centro Artístico Cultural Belém Amazônia (CACBA), conhecido como Rádio Margarida, com apoio técnico e financeiro da Childhood Brasil.
O objetivo é oferecer gratuitamente materiais para a educação a distância e presencial sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco no enfrentamento do abuso e exploração sexual. O projeto atenderá prioritariamente localidades onde há restrição de acesso à internet e prevê a distribuição gratuita de CDs com nove radionovelas e spots em linguagem acessível, contendo informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Nos DVDs, há destaque para a prevenção à violência doméstica, ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil. Os DVDs vêm acompanhados de cartilhas com orientação de uso. Está prevista também a criação de um portal que possibilite livre acesso aos materiais educativos e links relacionados com a temática, também contando com apoio da Childhood Brasil.
Para fortalecer a rede de profissionais que atuam na proteção dos direitos da criança e do adolescente na região, o projeto contemplará a realização de oficinas de capacitação nas linguagens de áudio e vídeo e nas ferramentas do portal, além de subsídios que permitam a reflexão e o aprofundamento da atuação de cada um deles. “Também estão previstas avaliações periódicas que trarão informações valiosas sobre a temática na região, incluindo dados sobre a dificuldade dos profissionais da rede de proteção em obter informações qualificadas e análise quantitativa e qualitativa sobre o uso e distribuição dos materiais”, afirma Anna Flora Werneck, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil.
Sobre a Childhood Brasil
Braço nacional da World Childhood Foundation, criada por S. M. Rainha Silvia da Suécia, a Childhood Brasil (Instituto WCF-Brasil) foi fundada em 1999 e tem sede em São Paulo. Seu foco de atuação é a proteção da infância contra algumas das piores formas de violência: abuso e a exploração sexual. A organização apóia projetos desenvolvidos por outras ONGs em comunidades, fomentando experiências inovadoras de intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de organizações de base. Em paralelo, desenvolve programas próprios, de amplo impacto. São programas que informam a sociedade, capacitam diferentes profissionais, fortalecem redes de proteção, disseminam conhecimento e influenciam políticas públicas, contribuindo para transformação positiva e duradoura para a causa.

Sobre a Rádio Margarida
O Centro Artístico Cultural Belém Amazônia (CACBA), conhecido popularmente como” Rádio Margarida”, é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal, que há 15 anos vem desenvolvendo programas, projetos e campanhas educativas de relevância social na Região Metropolitana de Belém, no interior do Pará e em outros estados da Amazônia.
Sua missão é irradiar arte, cultura e educação popular para a melhoria da qualidade de vida na Amazônia.
Utilizando linguagens artísticas e meios de comunicação social como instrumento de educação popular e ao longo de sua história conquistaram reconhecimento externo, com premiações nacionais e internacionais.

PREMIAÇÕES DA RÁDIO MARGARIDA
* National Lottery of the Nethen Lands – UNICEF, Escritório Norte. Arte educação com crianças e adolescentes – Novembro, 1996.
* Prêmio ITAÚ UNICEF – Educação e participação – Finalista / 1997.* Prêmio Rock in Rio – UNESCO – Reconhecimento por trabalhos com crianças e adolescentes – Janeiro, 2002.
* Prêmio Banco do Brasil de Tecnologias Sociais – Banco do Brasil, Petrobras e UNESCO – Classificação da Rádio Margarida como Tecnogia Social que “tem resultados comprvados e é reaplicável” – Novembro, 2005


Childhood Brasil
http://www.wcf.org.br/

Rádio Margarida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.