sexta-feira, 11 de setembro de 2009

«Tempo não diminui dor infligida por atentados do 11 de Setembro», diz Obama

Foto AP


Barack Obama assinalou pela primeira vez os atentados terrorista do 11 de Setembro enquanto presidente dos EUA. Oito anos depois, os atentados são assinalados sob o signo da guerra no Afeganistão, uma guerra que Obama considera necessária. O presidente norte-americano fez um minuto de silêncio nos jardins da Casa Branca à hora do embate do primeiro avião nas torres gémeas e depois discursou no Pentágono.
Nova Iorque parou, esta manhã, quando se iniciou o minuto de silêncio, às 8:46 (hora local), hora em que o primeiro avião atingiu a torre Norte do World Trade Center. Outro minuto de silêncio deu-se às 9:03, hora em que o segundo avião embateu contra a segunda torre num ataque que provocou a morte de 2752 pessoas.
Nos arredores de Washington, um outro minuto de silêncio foi realizado às 9:37, hora em que um terceiro avião embateu contra o edifício do Pentágono.
No estado da Pensilvânia, onde um quarto avião se despenhou antes de atingir o seu alvo desconhecido em Washington, realizou-se também uma cerinmónia de homenagem aos 40 passageiros.
Este é o primeiro aniversário dos ataques do 11 de Setembro com Barack Obama na presidência. Nos jardins da Casa Branca, Obama e a sua mulher observaram o primeiro minuto de silêncio, para depois seguir para o edíficio do Pentágono para presenciar a cerimónia de homenagem às vítimas.


Foto AP


«Oito setembros vieram e foram embora. Quase três mil dias passaram, praticamente um por cada pessoa que nos foi tirada, mas nenhuma mudança de estação pode diminuir a dor e a perda daquele dia. Nenhuma passagem do tempo, nem nenhum céu mais negro pode apagar o significado deste momento», afirmou o presidente norte-americano.
Oito anos após os ataques do 11 de Setembro, forças americanas e de outros países continuam a combater no Afeganistão, país onde a Al-Qaeda planeou os ataques e tinha a sua base.
«Não iremos deixar de defender a nossa nação e perseguir a Al-Qaeda e os seus aliados. O trabalho para defender a América nunca terminará, iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a América seja uma nação segura», sublinhou Obama.
O número de americanos que acredita, actualmente, na possibilidade de um ataque terrorista aos EUA está a diminuir. As últimas sondagens indicam que apenas 34 por cento dos americanos acreditam poder estar iminente um ataque contra solo americano.



TSF Rádio Notícias - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.