segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jaycee desenvolveu relação de afeto com acusado de rapto; polícia faz buscas na casa de Garrido

RIO - A americana de 29 anos Jaycee Lee Dugard, raptada aos 11 anos por Phillip Garrido - com quem teve duas filhas -, só conseguiu sobreviver aos anos de cativeiro porque desenvolveu relação de afeto com o sequestrador, Phillip Garrido. A afirmação foi feita pelo padrasto da mulher, Carl Probyn, durante entrevista à emissora britânica BBC . Durante o fim de semana, a polícia americana iniciou buscas na casa do acusado com a ajuda de cães para encontrar corpos de três crianças desaparecidas. Os animais são treinados para encontrar restos mortais e ajudarão as autoridades nas investigações sobre o possível envolvimento de Garrido no sumiço das menores há duas décadas.
Segundo Probyn, que foi suspeito pelo desaparecimento da enteada, as duas filhas de Jaycee, de 15 e 11 anos, vão demorar anos para se ajustarem à nova vida.
De acordo com o padrasto, a menina não tentou fugir de Garrido por conta de sua personalidade afável.
- Jaycee era uma menina muito meiga. Ela não chorava. Ela tinha filhos (com o captor) e ... é a Síndrome de Estocolmo (referência ao comportamento das vítimas de uma assalto em 1973, na Suécia, que defenderam seus captores mesmo depois de libertadas) - disse ele à BBC.

- Os três formaram uma ligação afetiva depois de 18 anos - afirmou na emissora britânica.
Além de buscarem pistas na casa de Garrido, em Antioch, Califórnia, peritos procuram evidências na residência vizinha, onde o sequestrador trabalhou como caseiro até 2006. Um chefe da polícia de El Dorado confirmou que o rapto das outras três crianças foi idêntico ao de Jaycee.
As três menores - Michaela Garecht, de 9 anos, Ilene Misheloff, 13, e Amanda Campbell, 4 - desapareceram em um período de três anos a cerca de 65 quilômetros da casa de Garrido. Michaela tinha o mesmo tipo físico de Jaycee - loura de olhos azuis.
A polícia conhecia a casa de Garrido, onde fazia visitas frequentes ao morador de 58 anos e condenado duas vezes, por sequestro e estupro. Ele cumpria liberdade condicional desde agosto de 1988 depois de permanecer na prisão por 11 anos. Três meses após a libertação, em novembro, Michaela foi raptada e coloca num carro no estacionamento de um supermercado de Hayward, a poucos quilômetros de Antioch.
Em janeiro de 1989, Ilene desapareceu quando caminhava para a aula de patinação no gelo na cidade californiana Dublin. Já Amanda, de 4 anos, foi levada da cidade de Fairfiel em dezembro de 1991. Sua bicicleta foi encontrada no chão. Jaycee foi raptada em junho de 1991.
A mãe de Michaela, Sharon Murch, disse a repórteres que está feliz com o retorno de Jaycee.
- Mas o que vem à cabeça é a possibilidade da solução do nosso caso e de nossa filha ser encontrada com vida. Nós esperamos e rezamos para que isso aconteça.



O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.