segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Saúde autoriza mais dois centros de transplantes em SP


SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado

SÃO PAULO - Mais dois centros especializados em transplantes serão instalados na capital paulista, após a autorização do Ministério de Saúde, na última sexta-feira, contribuindo para o aumento no número de atendimentos no Brasil. A portaria publicada no Diário Oficial da União de sexta credenciou o Hospital do Servidor Público Estadual e o Hospital Brigadeiro a realizar retirada e transplante de pele e rim, respectivamente.
São Paulo é o estado com o maior número de transplantes no Brasil, onde foram realizados 8.694 procedimentos em 2008, com avanço de 5,96% sobre 2007, seguido de Minas Gerais e Paraná. Os transplantes de córneas e de rins responderam por 83% do total de operações do ano passado no Estado. No mesmo dia em que os centros paulistas foram credenciados, outras três unidades - distribuídas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Acre - foram autorizadas para procedimentos como transplantes de córneas, rim e pele, além de busca ativa e retirada de múltiplos órgãos e tecidos.

Número de transplantes cresce 61% em relação a 2008

O número de transplantes cresceu 61% entre janeiro e 15 de agosto, se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Central de Transplantes. De acordo com o levantamento, o número de doadores viáveis, ou seja, que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante, foi de 430 nesses meses.
O total de cirurgias realizadas cresceu 54%. Durante este ano já foram realizados 65 transplantes de coração, 75 de pâncreas, 644 de rim, 359 de fígado e 20 de pulmão. No mesmo período em 2008, haviam sido contabilizados 43 transplantes de coração, 60 de pâncreas, 390 de rim, 235 de fígado e 27 de pulmão.

Fonte: A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.