segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Incêndios na Califórnia matam 2 e ameaçam 12 mil casas


Dimensão das chamas dobrou desde o domingo; bombeiros morreram em acidente no combate ao fogo

LOS ANGELES - As autoridades da Califórnia calculam que os incêndios que começaram na quinta-feira, 27, em Los Angeles ameaçam mais de 12 mil residências e outras construções. Segundo o corpo de bombeiros, dois oficiais morreram em um acidente de carro enquanto se locomoviam para combater as chamas na região noroeste da cidade.
Até agora, 18 casas foram encontradas destruídas na região, mas os bombeiros esperam encontrar muitas outras. Cerca de 10 mil residências foram esvaziadas. O governador do Estado, Arnold Schwarzenegger descreveu os incêndios como “ainda totalmente fora de controle”. Cerca de 2.000 bombeiros tentam combater o fogo.
Além dos milhares de residências que podem ser consumidas pelas chamas, ainda estão ameaçados um importante centro de comunicações que engloba 20 retransmissoras de sinal de televisão e o Observatório Espacial de Mount Wilson, que mais de um século de existência.
Segundo as autoridades, apenas 5% dos focos das chamas estavam controlados até domingo e cerca de 184 quilômetros quadrados haviam sido destruídos no Parque Los Angeles National Forest. Cidades como Pasadena e Glendale tiveram de ser esvaziadas por conta da rapidez da expansão dos incêndios, que dobraram de tamanho desde domingo.

Acidente
Dois bombeiros que enfrentavam o incêndio no parque morreram ao capotar o veículo que dirigiam. O acidente aconteceu perto do monte Gleason no domingo à tarde, e embora não tenham sido divulgados dados sobre o ocorrido, as imagens de televisão do canal local KCAL mostraram um caminhão acidentado.
O chefe dos bombeiros do condado, Mike Bryant, disse que o acidente ocorreu durante um período muito intenso de luta contra o fogo na frente norte do fogo, perto de Acton. Os oficiais foram identificados como Tedmund Hall, 47, do condado de San Bernardino e Arnaldo Quinones, 35, de Palmdale.
No domingo, as cinzas dos incêndios chegaram até Los Angeles. As equipes de emergência estão concentrando seus esforços na região norte, onde as chamas estão avançando rapidamente. Segundo a BBC, o governador, que decretou estado de emergência na semana passada, pediu aos moradores que obedeçam a orientação de evacuar suas casas, depois que três pessoas sofreram sérias queimaduras. “Teve gente que não ouviu e teve pessoas que se queimaram e ficaram criticamente feridas porque não ouviram”, disse ele.
Com a previsão de mais calor nos próximos dias, especula-se que os bombeiros podem levar até uma semana para controlar as chamas. A intensa fumaça também dificulta os esforços para tentar controlar os incêndios pelo ar. Os incêndios florestais são comuns na Califórnia nesta época do ano, mas é incomum que eles ocorram tão próximos de centros urbanos.



Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.