domingo, 30 de agosto de 2009

MPF move ação contra Tostes e Darlan, mas OAB recorre


A ação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro contra o advogado Sergio Tostes e o desembargador Siro Darlan foi apresentada como medida disciplinar em 20 de julho, mas só agora o grande público fica sabendo do assunto.

Em representação assinada pelo Procurador da República, Alexandre Ribeiro Chaves, o MPF classificou de “indevida exposição pública da intimidade e privacidade do menor Sean Goldman,” a entrevista psicológica organizada por Tostes, na qual Darlan participou para garantir a impacialidade da comprovacão de que o menino americano quer mesmo permanecer no Brasil.

O Ministério Público entendeu que ao divulgar o conteúdo completo da entrevista, dois dias depois, no site "Consultor Jurídico," a defesa da família brasileira de Sean violou a norma do artigo 34, inciso VII, da Lei nO8.906/94, que diz que “houve violação, sem justa causa, do sigilo profissional.” (Leia a ação do MPF).

Só que a OAB do Rio de Janeiro rejeitou a representação do MPF, em caráter liminar, dizendo que o “fato tornou-se público e notório, de repercussão internacional até com o envolvimento de autoridades dos Estados Unidos e do Brasil.”

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, disse que “as iniciativas (de Tostes) constituem o pleno desempenho da defesa na causa que lhes foi confiada e a busca da realização prática dos legítimos interesses de seus clientes.” (Leia a rejeição da OAB)

Enquanto o recurso contra o retorno de Sean Goldman a Nova Jersey continua a ser analisado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do mesmo estado ainda não começou a analisar o pedido de abertura do processo disciplinar contra Darlan.

Nesta terça-feira, 1 de setembro, vai completar três meses desde que o juiz Rafael Pereira Pinto, do TRF da 1ª Região, lançou sentença favorável ao retorno imediato do garoto aos EUA.

O embate jurídico demonstra que mesmo quando o caso Goldman está ausente das páginas dos jornais a movimentação judicial continua intensa.


E o povo brasileiro ainda está assistindo.



Brasil com Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.