terça-feira, 1 de setembro de 2009

Médicos tentam salvar bebê que nasceu com coração fora do peito


Um bebê de cinco dias de vida que nasceu com o coração fora do peito deve passar por uma complicada cirurgia em Nova Déli, na Índia, nas próximas semanas, segundo informações da equipe médica.
O menino está se recuperando de uma infecção generalizada, depois de fazer uma precária viagem de trem de mais de 20 horas de duração com o pai até o All India Institute of Medical Sciences, enquanto a mãe se recupera da cesárea na remota região onde a família vive, próxima à fronteira com o Nepal.
A rara condição, chamada ectopia cordis torácica, afeta de cinco a oito bebês em cada um milhão de nascimentos, e é geralmente associada a outros defeitos cardíacos, como é o caso deste bebê que também tem um buraco no coração.
As taxas de sobrevivência são geralmente muito baixas e a maioria dos bebês com o defeito morre apenas horas depois do parto.
“Bebês com este tipo de problema são obviamente mais vulneráveis a infecções porque o órgão está exposto. Estamos surpresos que o bebê tenha sobrevivido a uma situação tão complicada, mas temos esperanças”, disse um integrante da equipe médica à BBC Brasil.
Como a família é muito humilde, os cardiologistas do hospital em Nova Déli estariam oferecendo o tratamento de graça.
Uma vez que o bebê esteja completamente recuperado da infecção, a equipe liderada pelo Dr. A. K. Bisoi deve iniciar a complexa cirurgia, que envolve a reconstrução da parede torácica para que se crie o espaço para que o coração seja colocado em sua posição normal.
Até hoje, nenhum bebê com ectopia cordis sobreviveu na Índia.



BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.