sábado, 5 de setembro de 2009

Urubu albino roubado em Sergipe foi encontrado morto pela polícia


ARACAJU - O urubu albino furtado por três homens do Parque dos Falcões, localizado no município de Itabaiana, em Sergipe, foi encontrado morto pela polícia. Segundo informações do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) os três tentaram comprar as aves do Parque, não conseguiram e resolveram fazer o roubo. Eles são investigados também por tráfico internacional de aves silvestres. A polícia encontrou apenas as carcaças das aves roubadas - além do urubu, um falcão coleira e um gavião. Segundo os suspeitos, as aves teriam morrido durante a fuga dos criminosos.
Para prender os ladrões, a polícia de Sergipe montou uma operação efetuada pelas delegacias regionais dos municípios de Itabaiana e Lagarto. Intitulada de Hayabusa (nome do pássaro mais rápido do mundo), a operação foi desencadeada nos estados da Paraíba e do Ceará. O líder da organização criminosa, Saulo Castelar Coelho, 21 anos, conhecido como Saulin, foi preso na cidade de Campina Grande. Já Pedro Guilherme Mendonça Magalhães, 19 anos, e Kayan de Vasconcelos, 18 anos, foram surpreendidos pelos policiais sergipanos na cidade de Fortaleza na última quarta-feira.
- A operação que realizamos com muita discrição foi um sucesso. Os três alvos que queríamos localizar foram presos, mas recolhemos as três aves mortas. A investigação ainda prosseguirá em Itabaiana, explicou o delegado Osvaldo Resende.
As investigações revelaram que os criminosos praticavam a atividade ilegal de falcoaria, que consiste em deixar falcões e gaviões sem alimentação durante dias para depois soltá-los para caçarem outros animais, especialmente outras aves. Depois de apanhada, a caça é devorada pelos seus caçadores ainda viva, exatamente como as Hayabusas agem.
- A falcoaria constitui-se crime no Brasil - garante Resende.



O Globo

3 comentários:

  1. É um absurdo o unico urubu alpino do país é roubado e morto por jovens inconsequentes que só pensam em si, se foram capazes de fazer isso com aves indefesas pode muito bem fazer com uma pessoa

    ResponderExcluir
  2. Tenho a certeza que toda estória tem duas versões, infelizmente não temos o direito de ouvir os acusados, nossa polícia sempre foi ótima, deveriam ter o sucesso com os grandes ladrões.

    ResponderExcluir
  3. pior que é mesmo... o cara estudava numa faculdade particular comigo, sai com ele varias vezes e a familia dele tem dinheiro e vive bem!!!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.