sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Michael Jackson é enterrado no cemitério de Forest Lawn



Fachada do cemitério de Forest Lawn, onde está o corpo de Michael Jackson. (Foto: AP)

RIO - Michael Jackson foi enterrado nas proximidades de Los Angeles nesta quinta-feira, 70 dias após sua morte. A família de Michael Jackson chegou ao cemitério de Forest Lawn Memorial Park, na cidade de Glendale, nos arredores de Los Angeles, com mais de uma hora de atraso, e deixou esperando celebridades como Elizabeth Taylor.
Vários veículos policiais escoltaram a caravana de 31 carros, incluindo alguns Rolls Royce e Cadillac, até o cemitério.
O começo da cerimônia religiosa estava previsto para 19h (23h no horário de Brasília), mas houve um atraso de mais de uma hora. Cerca de 200 convidados esperavam os pais de Jackson, Joe e Katherine, assim como os irmãos e os filhos do cantor. A caravana que saiu do complexo de Encimo, onde vive a família, partiu mais de meia hora depois do começo previsto da cerimônia.
Segundo um comunicado divulgado pela família, o sepultamento ocorreu às 21h43m (1h43m de sexta no horário de Brasílial). "A família Jackson deseja agradecer novamente a todos os admiradores de Michael em todo o mundo por seu apoio generoso durante esses momentos terrivelmente difíceis", diz a nota.
O reverendo Al Sharpton postou em seu Twitter que no final da cerimônia, ele fez um discurso e Gladys Knight cantou. "Agora nos preparamos para deixá-lo descansar", escreveu.
R Kelly pretende lançar músicas inéditas de Michael Jackson
Cantor é enterrado de peruca
Dr. Conrad Murray é o único suspeito investigado pela morte de Michael Jackson
Linha do tempo pode esclarecer a morte do astro
Relembre o especial em homenagem a Michael Jackson
A família insistiu em ter uma cerimônia particular e estabeleceu regras restritas para a cobertura da mídia no enterro. As imagens de televisão, que mostravam os convidados aguardando o início do evento, foram interrompidas no momento em que o caixão chegou ao local da cerimônia.
O corpo do cantor foi enterrado em um mausoléu com segurança reforçada, monitorado por câmeras e vigias, e de acesso restrito.
Segundo a CNN, o corpo foi enterrado em um mausoléu de concreto inspirado no monumento de Campo Santo, na Itália, com reprodução de obras de Michelangelo e Leonardo da Vinci. O cemitério está fechado desde quarta-feira para os preparativos e só reabrirá para visitação nesta sexta.
A circulação também foi reduzida nas ruas próximas e no espaço aéreo da região. Helicópteros da polícia com tecnologia infra-vermelha começaram a vasculhar a área na noite de quarta-feira para garantir que nenhum intruso entrasse. Cães, policiais à paisana e seguranças particulares também patrulharam a área.
O espólio de Jackson vai reembolsar o Departamento de Polícia de Glendale por seus gastos, estimados em mais de 150 mil dólares . Em comparação, a cidade de Los Angeles assumiu o gasto estimado em 1,4 milhão de dólares do serviço fúnebre de Jackson em julho, transmitido pela televisão.
No cemitério, Jackson estará na companhia de outras estrelas do mundo do entretenimento, como Walt Disney, Sammy Davis Jr., Nat King Cole, Humphrey Bogart, Errol Flynn, John Wayne e Clark Gable.
Após o sepultamento, seguindo uma tradição americana, a família de Michael Jackson se reuniu para comer e beber, lembrando do legado do cantor. A "festa" foi num restaurante italiano em Pasadena, na Califórnia.
O enterro não encerra as investigações sobre a morte do cantor, apontada como homicídio pelas autoridades. No dia 25 de junho, Conrad Murray, médico de Michael Jackson, aplicou injeções de propofol no cantor e o anestésico teria ocasionado a parada cardíaca que vitimou o rei do pop. No último dia 29 de agosto, o cantor completaria 51 anos.



O Globo

Um comentário:

Verbratec© Desktop.