sexta-feira, 4 de setembro de 2009

As novidades da primavera

Rosa coffee break é um dos lançamentos da Expoflora: cores fortes são a tendência

Começa a Expoflora, grande vitrine para os lançamentos no mercado de flores e plantas ornamentais do país
Um pedaço da Holanda dentro do imenso - e quente - território brasileiro. Assim é Holambra, cidade do interior paulista sede da 28ª Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que teve início nesta quinta-feira e segue até 27 de setembro. A expectativa é de que cerca de 300 mil visitantes passem pelo local para conferir os lançamentos que estarão nas floriculturas na próxima primavera.
As cores fortes, como vinho, vermelho e chocolate, são as principais tendências do setor. Elas estão representadas por variedades como o antúrio otazu, em tom chocolate, que chega a durar mais de 60 dias, e a rosa coffee break, em tom acobreado, com botão maior e haste reta. 'No nosso mercado, os clientes buscam produtos diferenciados. Tudo que é exótico atrai, por isso esses tons marrons e roxos se destacam', diz Eliana Rosa Silva, gerente de vendas da empresa Terra Viva. Há espaço também para as tonalidades claras, como a do kalanchoe dobrado batizado de Evita, com uma cor branca bem definida.
De acordo com Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura - a crise financeira mundial não afetou o setor de flores e plantas ornamentais. 'Esperamos crescer entre 10% e 12% este ano', afirma. Segundo o instituto, o mercado deve movimentar 1,3 bilhão de reais em 2009.


Renato Optiz, presidente da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais, atribui os bons números ao aumento do consumo interno, já que a maior parte das exportações brasileiras são de materiais básicos, como sementes e mudas. 'Hoje é possível encontrar flores e plantas em mais lugares, supermercados, por exemplo. Os preços estão mais acessíveis, há maior variedade e a qualidade está melhor', diz. Esta visão otimista também é compartilhada por produtores de Holambra. 'O mundo olha o Brasil com olhos de crescimento e traz todas as novidades para conquistar o país', diz Victor Schiavon Villa Nova, engenheiro agrônomo e sócio do Grupo Swart.
A Expoflora reflete o sucesso do setor e contribui para a visibilidade deste mercado. Segundo Paulo Fernandes, diretor de comunicação do evento, a expectativa é de que haja uma injeção de capital da ordem de 18 milhões a 20 milhões de reais na economia da região, frente aos 15 milhões de reais da edição passada.

Tradição de Holambra
As primeiras flores foram introduzidas na cidade paulista em 1957, alguns anos após a chegada de holandeses, que vieram para o Brasil devido às dificuldades impostas pelo fim da Segunda Guerra Mundial - e trouxeram na bagagem suas tradicionais técnicas de cultivo. A produção na região avançou e, atualmente, o município é responsável por cerca de 30% das flores e plantas comercializadas no país.
Durante a Expoflora, além de percorrer os 750 metros quadrados da exposição de flores e plantas, os visitantes podem fazer passeios turísticos, provar comidas típicas, assistir a números de danças holandesas e participar da chuva de pétalas, uma das atrações mais esperadas. Segundo a tradição, a pessoa que pega uma pétala ainda no ar tem seus desejos realizados. No dia 26 de setembro haverá ainda um show com o cantor Sérgio Reis. O evento acontece de quinta-feira a domingo e no feriado de 7 de setembro, das 9h às 19h.

Para mais informações, acesse o site da Expoflora ou ligue para (19) 3817-2228. O ingresso custa 26 reais.


Globo Rural

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