sexta-feira, 4 de setembro de 2009

‘Roger Abdelmassih é o Nardoni da vez’


Uma pergunta cricri até para quem se diz despido com a mão no bolso de preconceitos: por que o ilustre ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, resolveu emprestar seu prestígio à defesa do dr. Roger Abdelmassih? A essa altura, até mesmo quem bateu a moringa na quina da pia e perdeu a memória já deve saber que o médico, maior especialista tapuia em reprodução assistida, está sendo acusado de estuprar 39 pacientes.
As denúncias de estupro colocaram em dúvida todos os procedimentos éticos utilizados pela clínica do dr. Roger e trouxeram à tona suspeitas de irregularidades que devem estar tirando o sono de qualquer casal que já tenha ido bater à porta do seu consultório.
Como os índices de fertilidade apresentados por sua clínica são altíssimos para qualquer padrão do planeta -e como já surgiram testemunhas dizendo que ele propôs o uso de óvulos de doadoras que fossem geneticamente semelhantes ou de sêmen retirado de um banco de esperma sem que isso fosse de conhecimento dos maridos -, a questão do estupro acaba ficando em segundo plano para outra tragédia, de proporções kafkianas.
O advogado titular do caso, José Luis de Oliveira, notou que "o dr. Roger Abdelmassih atendeu mais de 20 mil mulheres durante sua carreira e fez mais de 5.000 crianças".
Imagine o que não deve ter de gente sem dormir pensando na possibilidade de o médico ter incorrido em manipulação genética. Quantos casamentos não poderão ser desfeitos, filhos rejeitados, avós arrasados ou famílias destruídas. Ou, se isso tiver mesmo acontecido, quantos irmãos não estarão correndo o risco de casar entre si?
Das mulheres que prestaram queixa contra o dr. Roger, não há nenhuma jovenzinha. Estão todas chegando na casa dos 40 ou mais. Especulação minha, claro, mas imagino que isso signifique que a cliente típica do dr. Roger chegava ao consultório dele depois de cerca de dez anos de tentativas frustradas de engravidar. Dá para ter uma ideia do estado de fragilidade em que essas mulheres se encontravam quando ele as recebia pela primeira vez?
O outro lado da moeda é que o custo de certas ousadias é sempre alto. Se o dr. Roger ajudou suas pacientes a escolher a cor dos olhos ou o sexo de seus bebês, ele agora é o pesadelo "mengeliano" a que está sujeito quem brinca com fogo.
Mas, voltando à pergunta sobre Thomaz Bastos, cito Evaristo de Moraes Filho: "Principalmente na defesa dos odiados, o advogado deve empenhar-se com redobrado ardor, para que as garantias legais dos acusados não adormeçam no papel".
O próprio Rui Barbosa, patrono dos advogados do Brasil, já alertava que "a justiça começa a correr perigo quando o crime é considerado detestável, despertando a cólera popular".
Pois então que Márcio Thomaz Bastos use de sua larga experiência para saciar sua vaidade e garantir ao réu todos os seus direitos. A nós, leigos, resta ao menos uma certeza: inocente ou não, Roger Abdelmassih vai sair dessa bem mais pobre.

por Barbara Gancia
da Folha de S.Paulo



Paulopes Weblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.