sábado, 5 de setembro de 2009

Pessoas com doença hereditária têm dificuldades no mercado de trabalho


O Brasil registra cerca de 480 casos de talassemia beta. A doença hereditária age no sangue, provocando palidez, fraqueza e anemia profunda. Para corrigir essa falha, o paciente precisa de transfusões de sangue periodicamente, diz Maria Stella Figueiredo, chefe do setor de anemia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
"O único meio de tratar é com o transplante de medula óssea. A transfusão corrige a manifestação da doença, que é a anemia", explica a médica.
Merula Steagall, presidente da Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia) é paciente de talassemia e há 43 anos frequenta bancos de sangue a cada dez dias. "É importante as pessoas saberem que há outras que só estão vivas graças ao ato solidário de quem doa sangue", conta.
Steagall fala também das dificuldades para manter uma vida produtiva no trabalho. "Às vezes, os empregadores não entendem que o portador de talassemia vai precisar faltar duas, três vezes por mês", conta.


Folha Online



Talassemia-Anemia do Mediterrâneo
É a chamada talassemia, uma doença hereditária que pode até matar

O QUE É
A talassemia (também conhecida como anemia do Mediterrâneo ou Microcitemia) é uma anemia hereditária causada pelo mau funcionamento da medula óssea, o tecido que produz as células do sangue.

COMO OCORRE
Um gene defeituoso, com o traço da talassemia, afeta a capacidade da pessoa de produzir hemoglobina.

A hemoglobina
É uma proteína existente em nossas células vermelhas (hemácias) que transporta oxigênio para todas as partes do corpo.


A medula do talassêmico produz glóbulos vermelhos menores e com menos hemoglobina, causando a anemia.




OS TIPOS
Menor
Uma pessoa com traço talassêmico não apresenta nenhum problema de saúde, exceto uma possível pequena anemia que não é corrigida com o uso de ferro (forma assintomática).
Maior
É a forma grave e mais rara da doença. O paciente precisa de constante transfusões de sangue e cuidados médicos intensivos.


A TRANSMISSÃO
A talassemia não é contagiosa nem é causada por deficiência na dieta, carência de vitaminas ou sais minerais.
A doença é hereditária. A transmissão é por meio da herança genética, quando o pai, a mãe ou ambos possuem um gene recessiva com o traço talassêmico e passam para o filho.
Os portadores possuem um gene normal e um talassêmico.
Os doentes carregam dos genes talassêmicos.

COMO PREVENIR
Por meio de exames de aconselhamento genético pré-natal de casais portadores.Pessoas com casos de talassemia ou descendência européia com casos de anemia crônica ou morte perinatal na família devem procurar ajuda médica em centros especializados para realizar estudo genético e planejamento familiar.

OS SINTOMAS
Aparentemente saudáveis ao nascer, as crianças desenvolvem ao longo do primeiro ano de vida os primeiros sinais de anemia que caracteriza a doença: palidez, desânimo, falta de apetite e baixo crescimento.A forma menor apresenta estes mesmos sintomas em graus que vão do moderado a quase nenhum.



Textos e Imagens Correio Braziliense

http://www.santalucia.com.br/


IMPORTANTE
Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.


Publicado por: Dra. Shirley de Campos

2 comentários:

  1. descobri que o meu filho de 5 anos tinha o traço talassemico á 3 anos, o único medicamento que ele toma é o acido folico, porém ele é muito magro e palido, o que me deixa muito preocupada, pois ele não tem apetite nenhum come sempre forçado, vcs poderiam me indicar algo para eu fazer para que ele ganhe peso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC TEM QUE PROCURAR UM HEMATOLOGISTA. É A MELHOR FORMA DE COMBATER A DOENÇA É COM O AUXILIO DESTE PROFISSIONAL, A MAIORIA DOS MEDICOS CLINICOS NEM DÃO A ATENÇÃO NECESSARIA AO RESULTADO DOS EXAMES DE SANGUE, ESPECIALMENTE NA PARTE DE BAIXO DA FOLHA, ONDE SE APRESENTA A DEFINIÇÃO DE ANOMALIAS OU DEFEITOS DO SANGUE.
      LEVE SEU FILHO A UM POSTO DE SAUDE DA SUA CIDADE COM O RESULTADO DE SANGUE, ONDE APRESENTA O TRAÇO TALASSEMICO, PROCURE UM CLINICO E SOLICITE ENCAMINHAMENTO A UM HEMATOLOGISTA.

      Excluir

Verbratec© Desktop.