sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Academia Brasileira de Neurologia faz campanha de esclarecimento sobre a epilepsia


RIO - Todo ano, 150 mil pessoas são diagnosticadas com epilepsia no Brasil. Pensando nos cerca de 4 milhões de brasileiros com a doença, a Academia Brasileira de Neurologia faz este mês uma campanha para ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o distúrbio neurológico. Segundo o coordenador do departamento de epilepsia da ABN, o neurologista Wagner Teixeira, um dos principais problemas no tratamento ainda é a falta de informação.
- As pessoas precisam entender que não é uma doença infecciosa, não transmite e não tem a ver com religião - alerta o médico.
Somente nos cinco primeiros meses desse ano, o Sistema Único de Saúde registrou 17.084 internações em decorrência de epilepsia , um número 11% maior em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde.

Entenda as causas da doença
Uma das doenças neurológicas mais frequentes, a epilepsia é caracterizada por alterações nas atividades elétricas cerebrais. Ela pode se manifestar de várias formas, como um período de ausência ou a conhecida crise convulsiva.
A doença atinge, sobretudo, pessoas de até 25 anos e com mais de 65 anos. A epilepsia também é mais comum em homens. Em países desenvolvidos, estima-se que a patologia incida em cerca de 1% da população. Nações ainda em desenvolvimento, por sua vez, apresentam o dobro de casos - reflexo de um cenário mais elevado de desnutrição, doenças infecciosas e dificuldade de acesso à assistência médica.



O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.