quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Voos do Santos Dumont fazem barulho em Niterói



“Meu despertador agora é o barulho dos aviões que começam a sobrevoar Niterói logo aos primeiros minutos de todas as manhãs”, diz o jornalista Gilberto Fontes em e-mail enviado ao blog. Hoje, ele postou no Youtube o vídeo reproduzido abaixo, mostrando como as aeronaves passam sobre os prédios de São Domingos, Boa Viagem, Ingá e Icaraí com muita estridência.
O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, disse que vai procurar a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a secretária do Ambiente, Marilene Ribeiro, para tentar uma solução. Reconhece que a aviação faz parte do progresso, não é contra a utilização do Santos Dumont, mas "há uma lei estadual que regulamenta a emissão de ruídos e ela precisa ser respeitada, tanto no Rio como em Niterói".
Vereadores de Niterói já pediram audiência à secretária Marilene Ribeiro, e deverão se reunir com ela ainda esta semana, para reclamar que os bairros da cidade estão sofrendo com a rota alternativa dos voos do Aeroporto Santos Dumont.
Segundo uma fonte da Anac, de fato o ruído das turbinas fere a lei que protege o meio ambiente. Com a pressão de moradores de Botafogo, na Zona Sul do Rio, os aviões que decolam do Santos Dumont passaram a utilizar o espaço aéreo de Niterói.
A Anac explicou ainda que a capacidade do aeroporto situado no centro do Rio é de 23 voos por hora. A solução para evitar o transtorno em bairros residenciais, diz a fonte da agência reguladora, “terá que ser política, com todas as partes interessadas sentadas à mesa de negociações”. Até lá, durma (ou acorde) com um barulho desses.

Gilson Monteiro


Bairros.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.