quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Afaste seu filho dos perigos da internet


A internet estimula o aprendizado, mas atenção com a segurança do seu filho

Como navegar com segurança
Você deixaria sua filha colar uma foto dela no poste da principal avenida da cidade? “As crianças não pensam nisso ao publicar imagens na internet, onde o alcance é ainda maior. E, no computador, as pessoas podem modificar as imagens”, explica Rodrigo Nejm, da SaferNet, uma ONG que protege os direitos humanos na rede.
No primeiro semestre de 2009, a organização recebeu mais de 25 mil denúncias de pornografia infantil online. E o perigo pode ir além: de cada dez meninos e meninas entrevistados pela organização, seis confessaram já ter se encontrado com amigos que conheceram pela rede. Mais da metade foi sozinha!
Engana-se quem pensa que a solução é controlar o acesso da criança à internet. “A principal arma para proteger seu filho é criar uma relação de confiança. Espionar obrigará a criança a fazer tudo escondido”, alerta Rodrigo. A cartilha completa pode ser lida no site da instituição (http://www.safernet.org.br/).

O que ensinar às crianças
As pessoas conectadas e os dados na rede nem sempre são confiáveis.
. Instrua seu filho a não divulgar sobrenome, telefone, endereço e fotos íntimas. Isso vale para blogs, redes de relacionamento, salas de bate-papo e comunicadores instantâneos, como o MSN.
. Evite que ele torne públicos desejos e segredos. Seja a melhor confidente do seu filho.
. Oriente-o a jamais dar detalhes de horários e lugares em que vai estar.
. Denuncie no site http://www.safernet.org.br/site/ qualquer página suspeita. Se ela envolver crianças e adolescentes, ligue para o Disque 100 (basta discar 100 no telefone).
. Adote a pesquisa segura do Google. Digite http://www.google.com.br/ e clique em “Preferências”. Onde se lê “Filtragem Safe Search”, ative a opção “Usar filtro restrito”. Isso impede o acesso a conteúdo impróprio para menores.
. Troque com frequência as senhas do computador.

Os cuidados a tomar com estranhos

O que importa é a qualidade, não a quantidade de amigos
. Peça a seu filho que não responda mensagens de desconhecidos. Em caso de insistência, ameaças ou envio de imagens violentas, grave tudo e procure a polícia. Além disso, bloqueie o usuário que enviou essas mensagens.
. Jamais permita que ele encontre um amigo virtual sozinho. Se você aprovar a ideia, escolha um lugar movimentado e vá junto.
. Lembre-o de nunca abrir a câmera do computador para estranhos, do mesmo modo que não se convida qualquer um para entrar na sua casa.

Uso correto de lan houses
Mais da metade dos adolescentes acessa a rede em locais públicos, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil
. Peça a seu filho que nunca aceite a ajuda de desconhecidos, em qualquer situação, nas lan houses. Para tirar dúvidas, há funcionários especializados.
. Também não custa repetir: é melhor não salvar arquivos confidenciais em computadores compartilhados.
. Outra recomendação estratégica é recusar as opções de “Autocompletar campo” e “Memorizar senha”, e sempre clicar em “Sair” antes de fechar páginas ou programas.
. Caso ele precise se afastar da máquina por alguns segundos, deve se desconectar da internet.

Beatriz Levischi



M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.