quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Casamento, para ser duradouro, tem que ter sexo, dizem especialistas


RIO - Há uma corrente que diz que o casamento, depois de algum tempo, destrói a vida sexual do casal. Outra que garante que casamento sem sexo não é casamento, é amizade. E quem quer ter uma vida a dois duradoura e com bastante saliência faz o quê? Segundo os psicanalistas, não pode deixar o desejo morrer. De acordo com uma pesquisa feita pelo psicólogo Barry McCartthy, Ph.D, professor de psicologia da American University, terapeuta sexual e terapeuta de casal, o maior problema dos casais é a falta de vontade. Em seu livro "Reacendendo o desejo", ele diz que aproximadamente 20% (um em cinco) dos casais não fazem sexo. Outros 15% fazem pouco sexo. Um em três casais que não casaram mas vivem juntos por mais de dois anos tem uma relação conjugal sem sexo. O especialista diz ainda que quando a sexualidade de um casal é boa ela é responsável de 15% a 20% da satisfação no casamento, mas se for ruim equivale de 50% a 70% do fracasso do casamento.
- O que mantém o desejo sexual vivo é a novidade. É preciso que haja sempre renovação e criatividade. Depende do exercício permanente do casamento. Para estimular a volta do desejo em um casal é importante que se trabalhe a antecipação positiva, isto é, enxergar o sexo como algo que traz prazer.
O psicólogo americano Barry McCartthy divide em quatro os estilos sexuais dos casais e destaca os pontos fracos e os fortes de cada um deles: 1) Complementar: o casal que divide as funções e tem flexibilidade para a troca de papéis.
Pontos forte - variabilidade e flexibilidade dos papéis sexuais
Pontos fracos - garantia da parceria e do excesso de segurança transforma o sexo em rotina.

2) Tradicional: minimiza os conflitos. Se organiza em torno de papéis tradicionais
Pontos fortes - previsibilidade, segurança e papéis definidos
Pontos fracos - não constroem intimidade. Baixa reciprocidade. Resistência a mudanças. Raramente chega aos consultórios dos terapeutas pela queixa do casal, vêm pelo filho.

3) Alma-Gêmea: proximidade e intimidade
Pontos fortes - aceitação plena. Auto-estima elevada
Pontos fracos - proximidade exagerada gera baixo erotismo

4) Emocionalmente Expressivo: erótico e imprevisível
Pontos fortes - abertura para expressão emocional e sexual
Pontos fracos - alta instabilidade. Se exaurem mutuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.