sábado, 14 de novembro de 2009

Álcool e adolescência


Uma droga lícita e perigosa que a sociedade tolera e muitas vezes até incentiva (com propagandas que associam seu consumo a sucesso, boa situação financeira etc...), tem levado muitos jovens a hospitais e clínicas especializadas. Como têm mais dificuldades em se controlar, eles terminam abusando da bebida, que muitas vezes pode levá-los ao coma alcóolico. Além de prejudicar o seu organismo, de adqüirir um terrível mal-estar que pode durar alguns dias, poderão estar dando início a um problema crônico de alcoolismo, que talvez os acompanhe por toda vida.
Médicos e psiquiatras advertem que, quanto mais cedo a pessoa se inicía no álcool, mais rapidamente o consumo evolui para a dependência. O adulto certamente terá mais dificuldade em superar um vício adqüirido na adolescência.
O álcool é uma droga perversa. A pessoa que bebe só decide tomar uma atitude contra a situação de dependência, quando começa a sentir efeitos negativos. Então, talvez seja tarde, pois seu organismo e sua sanidade já estarão bastante comprometidos.

DANOS CAUSADOS PELO ÁLCOOL

Dra. Sandra Scivoletto, médica psiquiatra responsável pelo ambulatório de Adolescentes, Drogas e Álcool do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que o desempenho escolar é a primeira área a ser afetada na vida de um adolescente que abusa da bebida.
A partir daí, o comportamento e os hábitos do jovem começam a se alterar em diferentes áreas. Quanto mais cedo receber ajuda, mais facilmente ele se libertará desse hábito.Toda atenção é necessária, pois os danos podem se tornar irrecuperáveis. Os prejuízos físicos causados pelo álcool e comprovados cientificamente são:
*O álcool mata as células nervosas (neurônios)do cérebro. Isso é irreversível, porque os neurônios não se multiplicam mais nessa idade. A perda da memória e a dificuldade de assimilar novos dados, são os primeiros sintomas.Depois, vem a perda gradativa da capacidade de raciocínio, até o ponto de causar demência alcóolica.
* Os danos no cérebro são facilmente visíveis: Há uma redução de quase um terço no tamanho da massa encefálica do alcóolatra, devido à morte dos neurônios.
* O álcool é metabolizado no fígado e este é o próximo órgão a ser atingido.Suas células também são danificadas, causando a HEPATITE. Num estágio final,acontece a CIRROSE, que é a perda total das células do fígado.
* A perda das funções do fígado, compromete outras funções do organismo, como a coagulação do sangue e a absorção dos alimentos.
* O pâncreas também é afetado,e a longo prazo, o indivíduo não consegue produzir mais as enzimas para a digestão, podendo ficar diabético.
Esses malefícios atingem a pessoa em qualquer fase da vida. Na criança ou no adolescente, cujo organismo ainda está em formação, eles acontecem com mais rapidez, causando o envelhecimento e a deterioração precoce dos órgãos, comprometendo toda a existência.

Postado por Sanny Lemos na Comunidade Fio Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.