terça-feira, 10 de novembro de 2009

Médicos operam coração de bebê dentro da barriga da mãe



Cirurgia ocorreu no dia 3 de novembro e durou 2 horas. Procedimento foi feito pela primeira vez no Paraná
Um bebê que ainda nem nasceu passou por uma cirurgia no coração. O procedimento de alto risco foi feito pela primeira vez no Paraná, no Hospital Constantini, em Curitiba. A operação ocorreu no sétimo mês de gestação da professora Isis Tatiana de Andrade. O coração do bebê foi operado dentro da barriga da mãe.
Segundo reportagem exibida pelo telejornal ParanáTV, 1.ª edição, em exame do pré-natal descobriu que uma das artérias do coração do bebê estava fechada. De acordo com os médicos, somente um tratamento de emergência poderia aumentar as chances de vida da criança até o nascimento.
“No momento que fiquei sabendo que poderia ter um filho e que eu poderia perde-lo na barriga, foi um desespero”, afirmou Isis. Mesmo sabendo dos riscos, os pais decidiram pela cirurgia, que foi feita no dia 3 de novembro e durou 2 horas. O procedimento foi um sucesso. As imagens gravadas pela equipe médica mostram uma agulha muito fina, que atravessou a barriga da mãe e foi até o útero, alcançando o coração do bebê.
Pela agulha passou um balãozinho que foi inflado dentro da artéria fechada para que ela se abrisse. Após isso, o balão foi imediatamente desinflado e retirado junto com a agulha. Depois disso, o sangue passou a circular normalmente pela artéria do coração do bebê. Pietro deve nascer daqui a dois meses.
“Você dá a possibilidade de passar sangue por aquela cavidade e ela (criança) nascer com o coração desenvolvido”, afirmou o médico Nelson Miyague.


Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.