sábado, 14 de novembro de 2009

Alerta contra a hepatite B


Mais da metade dos moradores do estado com idades entre 11 e 19 anos não se vacinou contra a doença, segundo o Ministério da Saúde. A dose é gratuita nos postos de saúde

Rio - Mais da metade dos moradores do Rio com idades entre 11 e 19 anos não foram vacinados contra hepatite B, segundo o Ministério da Saúde. O estado tem um dos piores índices, de acordo com levantamento realizado em março. Segundo o ministério, são cerca de 2 milhões de contaminados pelo vírus no País. A meta do órgão é vacinar, pelo menos, 80% das pessoas com idades entre 11 e 19 anos de idade.
Segundo o infectologista Edimilson Migowski, da UFRJ, o potencial de contaminação do vírus é 20 vezes maior do que o do HIV. O vírus é transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal. A transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de lâminas de barbear, alicates, materiais para desenhar tatuagem e furar piercing e instrumentos para aplicação de drogas injetáveis e inaláveis.
De acordo com Migowski, 85% das crianças infectadas não apresentam sintomas da doença até atingirem a idade adulta. Já cerca de 80% dos adultos apresentam sintomas de hepatite B até seis meses depois de se contaminarem. A minoria evolui para a doença crônica, que pode ser inflamação constante do fígado, cirrose hepática e câncer de fígado.
O professor afirma que 98% das crianças adquirem a doença no parto. Por isso a importância de se vacinarem até 12 horas depois que nascem.
“O ministério preconiza que toda criança seja vacinada nas primeiras horas de vida. Mas a prática não é adotada na maioria das maternidades particulares”, diz , acrescentando que a vacina tem eficácia próxima dos 100% em crianças, e acima de 90% nos adultos.
No Rio, a vacina contra a hepatite B está disponível gratuitamente nos postos de saúde para pessoas com até 19 anos — não é preciso esperar campanhas de vacinação. Para garantir a imunização, são necessárias três doses. Profissionais de saúde, manicures, usuários de drogas, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise e pessoas com hepatite C ou HIV têm direito de receber a vacina gratuitamente, independentemente da idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.