sábado, 14 de novembro de 2009

Escolinha do Mangueirão promove palestra sobre violência sexual

A Escolinha do Mangueirão, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer realizou na manhã desta sexta-feira (13) no auditório do Detran, a palestra "Conversando sobre Violência Sexual: O que é? O que fazer? E como prevenir". No evento estavam presentes o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, o diretor do Estádio Olímpico, Yan Macedo, a psicóloga da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Letícia Palheta, além do coordenador da Escolinha, professor Carlos Alberto.
O principal objetivo da palestra entre alunos, pais e a equipe técnica foi esclarecer as formas que a violência sexual acontece, no quanto elas são prejudiciais a saúde, tanto física quanto mental, quais as formas de prevenir e as maneiras de denunciar. Segundo a psicóloga Letícia Palheta, os pais e padrastos ainda são os maiores agressores dentro do ambiente familiar.
"Nesses casos o fator que mais dificulta é o silêncio causado pela vitima. "É preciso saber escutar, esse tipo de violência pode até não deixar marcas físicas, mais com certeza deixará marcas psicológicas, que revive a cada dia", afirmou.
Segundo a psicológa a violência sexual é mais que uma violência física, é uma violação dos direitos sexuais, que pode ocorrer pela força ou pela coerção. As principais vítimas dessa violência são crianças e jovens, que ao sofrer o ato carregam consigo marcas profundas. Cada pessoa expressa essas marcas de uma maneira diferente como depressão, dificuldades de se relacionar, e até mesmo baixa auto-estima.
O secretário de Esporte e Lazer, Jorge Panzera, falou que iniciativas como essa são importantes porque trabalham não só o lado físico, mais também o psicológico. "É importante para as crianças e jovens do estado, ter espaços como a escolinha do Mangueirão para além da prática esportiva, debaterem temas de fundamental importância para a formação de cada cidadão. Melhor do que selecionar um ou dois para ser destaque no futebol do Pará, é poder estar formando homens e mulheres, cidadãos, para ajudar a formar um Pará ainda melhor, com disciplina e respeito ao próximo" disse o titular da Seel na abertura do evento.
Maria do Carmo, mãe do aluno da escolinha esteve no evento e elogiou a iniciativa: "Uma atividade como essa é muito importante, pois fortalece o que nós conversamos dentro de casa com nossos filhos e ajuda para que eles criem responsabilidade" disse.
Para este final de ano já estão sendo programadas outras atividades, entre elas a visita dos alunos da escolinha do Mangueirão ao Planetário, que deve acontecer no início do mês de dezembro.

Michelle Muniz - Seel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.