quinta-feira, 12 de novembro de 2009

10 motivos para você respirar melhor


Aliviar o estresse e a ansiedade são algumas das razões para você tomar uma atitude já e mudar velhos hábitos

Não se engane: não é a respiração que faz você ficar mais estressada ou irritada – mas ela te ajuda a relaxar. Para obter os benefícios de uma vida mais saudável e equilibrada, é preciso prestar atenção na forma como você está respirando. Fique alerta se a inspiração e expiração estiverem curtas e ofegantes.
“Estudos demonstram que a respiração elimina até 80% das toxinas (emocionais e físicas) do nosso corpo. Um dos principais benefícios de respirar mais é manter a mente no momento presente, mais tranquila, e assim, evitar o estresse, que causa inúmeras doenças em toda a população”, comenta a professora de ioga Cristina Armelin, coordenadora geral da ONG Fundação Internacional Arte de Viver.
Selecionamos 10 motivos e um exercício para você prestar atenção em uma atividade que faz rotineiramente e de forma automática: respirar.

1. Evitar rugas, flacidez e linhas de expressão. “A respiração é um dos métodos para se fazer a meditação – que é um fator importante para a prevenção do envelhecimento”, ressalta a cirurgiã plástica Edith Kawano Horibe, especialista em medicina antienvelhecimento.

2. Ficar longe de infecções. O nariz é capaz de filtrar o ar e proteger o corpo contra uma série de microorganismos, que provocam laringite ou faringite, entre outras doenças.

3. Não deformar dentes e ossos da face. Inspirar e expirar pela boca nas crianças faz com que a arcada dentária superior fique estreita e o céu da boca alto. “Uma respiração nasal sem obstrução é muito importante para que a língua esteja bem posicionada em relação aos dentes e outras estruturas bucais”, acrescenta o ortodontista Leandro Lukacsak, da Clínica OralFix.

4. Dormir bem. Quem sofre de apneia pode até ficar mais tempo na cama, mas a qualidade deste sono é ruim. Tudo porque não respira direito e a falta de oxigênio no organismo pode disparar a pressão arterial.

5. Ser mais calmo e menos ansioso. “Respirar mal chega a agravar a ansiedade e o estresse, além de gerar doenças como pressão alta, depressão, gastrite nervosa, enxaqueca, entre outras”, alerta Cristina Armelin.

6. Aumentar o poder de concentração. “Respirar de forma correta ajuda a acalmar, deixa a pessoa mais tranquila e, consequentemente, focada. Auxilia ainda na percepção das coisas, na clareza da mente e no autoconhecimento”, afirma a professora de meditação e ioga Adriana Protti, da academia Cia Athlética.

7. Manter o bom humor e o equilíbrio. Cada emoção gera um ritmo de respiração. Quando estamos ansiosos, ela é ofegante e curta, por exemplo. Os apaixonados suspiram. A respiração pode ser usada para equilibrar a mente e as emoções.

8. Ter mais energia para as atividades do dia-a-dia. “Quem respira corretamente tem mais facilidade para agir ao invés de reagir às situações”, diz a professora Cristina Armelin.

9. Melhorar a qualidade de vida. O ritmo da respiração determina uma influência positiva ou negativa no nosso estado físico, mental e emocional.

10. Fortalecer o organismo. A respiração correta massageia os órgãos do corpo e faz com que eles trabalhem com perfeição.

Exercício
Existem muitas técnicas de respiração para melhorar a saúde e até cursos para ensiná-las. “Ressalto que é um dos métodos para se fazer a meditação para prevenir e tratar sintomas do envelhecimento, além de ser útil para vários outros problemas de saúde”, explica Edith Kawano Horibe. A especialista em medicina antienvelhecimento ensina:
- Sente-se em uma cadeira, coloque-se em uma posição confortável, com as costas eretas. Inspire pelo nariz contando até três pausadamente. Encha o pulmão de ar e segure. Conte até três novamente e solte a respiração contando também até três. Faça o exercício com atenção voltada para um ponto acima do umbigo e por 15 minutos.

Katia Deutner


delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.