domingo, 15 de novembro de 2009

Até ladrão afirma: arquitetura influencia na segurança da casa


Quando o arquiteto projeta uma casa, ele se preocupa com a parte técnica, estética, conforto, praticidade, entre outros itens que têm como objetivo tornar a permanência no local a mais agradável possível. No entanto, as transformações pelas quais está passando a sociedade têm exigido desses profissionais uma atenção especial a um item específico: a segurança.
Da maneira como a residência é construída, ela pode facilitar ou dificultar a ação dos bandidos. A arquitetura tornou-se uma ferramenta indispensável na prevenção de assaltos. Ultimamente, ela tem feito toda a diferença na hora dos assaltantes escolher qual local a ser “visitado”. Basta lembrar, que em um passado não muito distante era comum casas com muros baixos.
Hoje, o normal é ver residências com muros altos, portões eletrônicos, cerca elétrica, câmeras de monitoramento, grades nas janelas, cães de guarda, segurança particular e outros recursos que auxiliam na prevenção contra o ataque dos bandidos.
Um portão recuado, por exemplo, pode servir de esconderijo para os marginais. A vítima é facilmente surpreendida, uma vez, que não consegue ver que tem alguém a espreita. Grades com as pontas voltadas para o lado de fora da casa pode servir de apoio na escalada do muro. Vegetação densa e alta plantada ao lado de portões ou no jardim da residência também podem favorecer a tocaia.
Para o arquiteto José Xaides, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), construir uma casa que possibilite ao morador visualizar quem está do lado de fora e vice-versa, é outra medida que ajuda a melhorar a segurança da família. O que se vê muito hoje é moradores se isolando cada vez mais do mundo exterior. Constróem muros altos, fecham totalmente a fachada a ponto de ninguém conseguir ver quem está do lado de fora ou de dentro.
Para o capitão Renato Ramos, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, responsável pelas bases Sul e Centro, esse tipo de arquitetura pode ter dupla função. Se por um lado evita que pessoas mal intencionadas vejam o que se passa ou o que se tem do lado de dentro, por outro, quando essas mesmas pessoas conseguem entrar, elas também estão protegidas do olhar de qualquer vizinho, que não vão notar nenhuma movimentação estranha dentro da casa.
A dica do capitão é preferir sempre portões com grades. Segundo ele, isso facilita até mesmo o trabalho da polícia, durante patrulhamento na rua. De acordo com o arquiteto Emerson Crivelli, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenag), um assaltante leva, em média, vinte segundos para pular um muro. Feito isso, quando a frente é totalmente fechada, o indivíduo poderá trabalhar tranqüilamente no arrombamento da porta ou da janela sem se preocupar com quem passa.
Por causa desses e outros detalhes, a preocupação com a segurança, segundo ele, tem sido um item recorrente na elaboração dos projetos. Na opinião do professor Xaides, quanto mais privativa é uma casa, mais insegura ela se torna.

Presos opinam

Essa impressão é reforçada por uma pesquisa coordenada pelo coronel Roberson Luiz Bondaruk, sub-chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná, autor do livro “A Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano”. Foram ouvidos 287 presos, em 2007. Dos entrevistados que preferem assaltar casas com muros altos, 54% disseram que esse tipo de construção esconde a ação criminosa.
Ainda de acordo com o levantamento, 71% dos entrevistados preferem assaltar imóveis com muros altos, enquanto 29% disseram preferir casas com grades.
Deve-se tomar cuidado também com as árvores plantadas na frente da casa. Elas podem atrapalhar a iluminação da calçada e também servir de esconderijo. Por isso, o ideal, segundo o capitão Renato Ramos, é levantar a copa da árvore, ou seja, podar embaixo e deixar os galhos mais no alto. Assim, facilita a luminosidade durante a noite e impede que bandidos se escondam no meio dos galhos.
É preciso ficar atento também com a instalação das lixeiras, para que elas não sejam usadas como trampolim para escalar o muro ou subir na árvore.
Outro descuido que deve ser evitado a todo custo é colocar do lado de fora da casa caixas de produtos caros e bastante visados pelos bandidos, como TVs de plasma, LCD ou LED, home theater, notebooks, aparelhos de som, etc.
Cerca elétrica, câmeras de monitoramento, arame farpado, plantas com espinho, lâmpadas com sensor e outros recursos também são importantes, mas devem ser um complemento do projeto arquitetônico. Os detalhes fazem toda a diferença na segurança de um imóvel e de seus moradores.

Adilson Camargo
JCNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.