segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os superpoderes da linhaça

RIO - Ela é considerada um dos mais poderosos vegetais usados na alimentação, por diminuir os riscos de doenças do coração, infarto, câncer e diabetes. E sua fama não é à toa. A linhaça contém em sua composição três ingredientes poderosos: o ômega 3 - ácidos graxos essenciais para o funcionamento do organismo -, na quantidade de 1,8 grama em cada colher de sopa; lignanas, potentes antioxidantes, mais presentes na linhaça do que em qualquer outro vegetal comestível; e fibras, tanto as solúveis e quanto as insolúveis.
Presente nos dias de hoje em muitos tipos de alimentos, de torradas, waffles congelados, a farinha de aveia, a linhaça também tem sido usada amplamente para alimentar galinhas e produzir ovos ricos em ômega 3. Uma das mais importantes pesquisadoras internacionais dos poderes da linhaça, a PhD Lilian Thompson, da Universidade de Toronto, afirma que os benefícios da ingestão da semente já estão comprovados. Mas ainda há outros estudos que precisam ser aprofundados associando uma dieta rica do vegetal a um risco menor de desenvolver determinados tipos de câncer, assim como problemas do coração e males do pulmão.

Câncer
Kelley C. Fitzpatrick, diretor de Saúde e Nutrição do Flax Council do Canadá, uma organização nacional que produz material científico para o mercado sobre os benefícios do linho, explica que a linhaça tem mostrado ter efeito preventivo contra o câncer de mama, de próstata e de cólon do útero. Em estudos feitos com animais, a substância ALA, do ômega 3 da linhaça, tem ajudado a diminuir a incidência e o crescimento de tumores. As lignanas podem proteger contra cânceres ligados a hormônios. Há estudos que mostram que a ingestão de lignanas na adolescência ajuda a diminuir o risco do câncer de mama, afirma Lilian Thompson .
As lignanas ajudariam a proteger contra o câncer bloqueando enzimas envolvidas no metabolismo de hormônios, interferindo no crescimento de células de câncer.

Doenças do coração
Estudos sugerem que o ômega 3 presente em vegetais ajuda o sistema cardiovascular de diferentes maneiras, incluindo ação anti-inflamatória e normalizando os batimentos cardíacos, explica Fitzpatrick. Há pesquisas mostrando que uma dieta rica no ômega 3 da linhaça ajuda a prevenir o endurecimento das artérias e evita o acúmulo de placas nelas.
- Lignanas da linhaça reduzem a arteriosclerose em 75% - garante Kelley C. Fitzpatrick, diretor de Saúde e Nutrição do Flax Council do Canadá.
Como o ômega 3 vegetal também tem um importante papel em manter o ritmo do coração, a linhaça também é útil para tratar arritmias.
Ingerir uma porção de linhaça por dia também pode ajudar nas taxas de colesterol. O chamado mau colesterol baixou, segundo um estudo franco-canadense, depois que as mulheres introduziram na sua dieta quatro colheres de sopa de linhaça diariamente durante um ano.

Diabetes
Estudos preliminares mostraram que a ingestão diária de linhaça pode melhorar o sangue.

Inflamações
Dois componentes da linhaça, ALA e lignanas, podem reduzir as inflamações que acompanham determinadas doenças, como o mal de Parkinson e asma. A explicação é o bloqueio de alguns agentes inflamatórios, segundo Fitzpatrick. Além disso, reduzir reações inflamatórias associadas a placas de gordura nas artérias pode ajudar a reduzir os males dos coração.

Ondas de calor
Um estudo feito com mulheres na menopausa, publicado em 2007, mostrou que ingerir duas colheres de sopa de semente de linhaça (duas vezes ao dia) reduzia as ondas de calor à metade. E a intensidade caía. As mulheres perceberam a diferença depois de tomar a linhaça apenas durante uma semana e atingiram os benefícios máximos em duas semanas.

Como ingerir a linhaça
Especialistas acreditam que é melhor consumir a linhaça em grãos do que o óleo de linhaça, que não tem todos os componenetes. Ainda não se sabe exatamente qual a quantidade ideal de linhaça para consumir diariamente, mas o Flax Council do Canadá recomenda de 1 a 2 colheres de sopa da semente por dia. Tanto faz consumir a linhaça dourada (mais bonita) ou a marrom (mais fácil de encontrar) Tente adicionar a linhaça aos alimentos que você já costuma ingerir como farinha de aveia, sopas, iogurtes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.