quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comerciantes se preparam para lei antifumo


RIO - O cerco aos fumantes aumentou. Nesta quarta-feira, começa a implantação da nova lei antifumo, com a Operação Rio Sem Fumo, que fará uma fiscalização semelhante à da Lei Seca. Há três semanas, fiscais das vigilâncias sanitária estadual e municipal vem visitando bares da cidade para dar orientação sobre a nova lei. Comerciantes e donos de bares já começaram a se adaptar às novas normas e terão que garantir que seus clientes tabagistas façam o mesmo, sob pena de terem que pagar multas de R$ 3 mil a R$ 30 mil, dependendo da avaliação dos fiscais.
Como a lei proíbe fumódromos em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, incluindo varandas e até áreas sob marquises e toldos, mas permite o fumo em espaços isolados do espaço interno por divisória ou parede que impeçam o fluxo da fumaça, o $está até mesmo alterando projetos arquitetônicos.
Mas há também quem reclame da nova legislação. A publicitária Felícia Brafman disse que já tinha deixado de frequentar alguns locais onde o fumo é proibido. Passou a escolher lugares que tinham áreas abertas ou varandas. $à tarde, sentou-se para tomar um mate com uma amiga no Armazém do Café, no Leblon, numa mesinha na calçada, sob um toldo. Fumou tranquilamente - o que não poderá fazer a partir de hoje.
- Concordo com a proibição de fumar em locais fechados, mas em lugares abertos deveria ser permitido - lamentou.

Já está disponível o telefone 0800-022-0022 para dúvidas, denúncias e sugestões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.