quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quem come pouco envelhece mais devagar, diz estudo


RIO - As indústrias de cosméticos e as cirurgias plásticas tentam há anos retardar o processo de envelhecimento e o resultado nem sempre é confiável. Desta vez, cientistas da Escola de Medicina de Monte Sinai, em Israel, se debruçaram sobre a causa e descobriram que a dieta da pessoa pode ajudar a produzir efeitos protetores contra o envelhecimento e contra doenças.
O estudo, conduzido pelo professor de Neurociência, Geriatria e Medicina Paliativa de Monte Sinai, Charles Mobbs, mostra como a restrição dietética e a alta ingestão calórica influencia nas respostas bioquímicas.
Segundo o estudo, uma dieta de baixa ingestão calórica retarda o desenvolvimento de algumas condições ligadas à velhice, como o mal de Alzheimer, assim como o próprio processo de envelhecimento. Como é feita a restrição calórica - se há privação de gordura, proteínas ou carboidratos - não parece importar.
- Não é uma questão de contar calorias ou de cortar determinados nutrientes, mas sim, como uma baixa ingestão de calorias impacta no metabolismo e interfere no estresse oxidativo. Uma dieta com alta ingestão calórica também vai acelerar o processo de envelhecimento - explica Mobbs.
Segundo o especialista, a chave da juventude está em achar o equilíbrio.
- Uma restrição de 10% poderá ser extremamente benéfica enquanto que uma de 80% poderá ser prejudicial - diz Mobbs.
Segundo o estudo, a redução ideal seria de 30% no total de calorias ingeridas diariamente.


O Globo

Um comentário:

  1. Eu vejo q a ciência às vezes só confirma o que intuimos sem ter como provar.
    O problema é q ter uma dieta legal está cada vez mais caro. Nem estou falando de orgánicos, não. já fiz dois tipos de feira aqui em casa e o resultado foi triste, a primeira compra era de vegetais, frutas, sucos, pão integral... A segunda biscoito, macarrão, farinha de trigo e um pouquinho de nada de vegetais, só os básicos para salada. Na segunda compra eu comprei quase o dobro de itens e não gastei o mesmo da primeira.
    Não é por nada que a obsidade se encontra, principalmente, entre os pobres.
    Abraços

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.