quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Comissão que investiga massacre de opositores na Guiné inicia trabalhos


Nações Unidas, 18 nov (EFE).- A comissão internacional encarregada de investigar o massacre de opositores perpetrada em setembro em um estádio de futebol da Guiné começou a realizar os trabalhos hoje reunindo-se com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
O porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse que os três membros da comissão internacional nomeada por Ban no mês passado visitarão o país africano de 25 de novembro a 4 de dezembro.
"O secretário-geral lembrou na reunião que a comissão deve trabalhar de maneira independente na avaliação dos fatos e na recomendação de medidas para depurar responsabilidades", assinalou o porta-voz em uma declaração.
A missão esta liderada pelo ex-ministro de Assuntos Exteriores argelino Mohammed Bedjaoui, a ex-ministra burundinesa de Direitos Humanos Françoise Kayiramirwa e a advogada Pramila Patten das Ilhas Mauricio.
Os três contam com o apoio técnico do escritório da Alta comissária para os Direitos Humanos (ACDH) da ONU, Navi Pillay, que tem sua sede em Genebra, e ajudou a preparar a próxima visita à Guiné da comissão.
Segundo a oposição, soldados governamentais dispararam sem mediar palavra contra a concentração pacífica que se manifestava contra o regime militar que ostenta o poder desde 23 de dezembro do ano passado.
Além disso, membros das forças de segurança e militares estupraram várias mulheres e entre os feridos figuravam os ex-primeiro-ministros e líderes da oposição Cellou Dalein Diallo e Sidya Touré, que estiveram várias horas detidos e cujas casas foram saqueadas posteriormente, asseguraram os opositores. EFE jju/fk

Fonte:Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.