segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que é TDAH - Déficit de Atenção?


Acima - cérebro TDHA em descanso
Abaixo - cérebro normal em descanso

O TDAH - Déficit de Atenção é uma condição de base orgânica, que tem por principais características dificuldades em manter o foco da atenção, controle da impulsividade e a agitação - que é a hiperatividade. É também chamado de DDA, THDA, TDAHI, entre outras siglas.

O que significa “base orgânica”? Significa que, nos portadores do TDAH, há uma estrutura cerebral que não “trabalha” como seria esperado. Esta estrutura é chamada de lobo pré-frontal - é uma área do córtex cerebral localizada na parte da frente da cabeça, entre a testa e o meio do crânio. Esta área é formada por milhões de células cerebrais, chamadas neurônios. Quando o córtex pré-frontal tem seu funcionamento comprometido, a pessoa passa a enfrentar muitas dificuldades, entre elas problemas com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade.
As imagens ao lado mostram alterações no cérebro de um portador de TDAH, comparado a um cérebro sem TDAH. Em descanso - sem a necessidade de concentração ou ativação cognitva, as alterações são pequenas - os “buracos” na imagem indicam áreas com menor metabolismo de glicose, ou seja, onde há hipofunção. Já quando a pessoa tenta concentrar-se, a hipofunção - e os déficits - são maiores.
A característica mais comum dos casos típicos de TDAH é a hipofunção do córtex pré-frontal. Hipofunção significa que uma quantidade grande de neurônios desta região pulsam mais devagar que o esperado. Mais sobre córtex pré-frontal e padrões de funcionamento de neurônios ...
O que são as siglas TDAH, DDA, TDAHI, ADD, TDA, THDA?
Todas estas siglas fazem referência ao problema da atenção. DDA significa Distúrbio de Déficit de Atenção. Como esta condição pode vir acompanhada de outros elementos, as siglas variam de acordo. Em inglês, os termos mais comuns são ADD and ADDH - Attention Deficit Disorder with Hiperactivity.

Se o TDAH tem base orgânica, só é possível tratar com remédio?
Até pouco tempo atrás se pensava assim. Atualmente é possível alterar os padrões de funcionamento cerebral através de uma tecnologia totalmente natural e não invasiva, chamada Neurofeedback. Com o neurofeedback é possível “ensinar” ao cérebro como funcionar da forma desejada..
Sobre o Neurofeedback

As causas do TDAH são exclusivamente orgânicas?
Deve-se lembrar sempre que a base orgânica - o funcionamento do cérebro - interfere sobre todas as coisas que fazemos - mas também sofre interferência direta do ambiente ao nosso redor e de nossos comportamentos. A intensidade dos sintomas do TDAH dependem diretamente da nossa história de vida familiar (famílias mais ou menos estruturadas, com regras claras, horários, organização, etc), de hábitos que aprendemos ao longo da vida (usar bem o tempo, manter as coisas organizadas) e do contexto ao nosso redor (onde estudamos, com quem moramos e trabalhamos).
A forma como o cérebro funciona é uma parte importante do problema de quem tem TDAH. Porém, uma pessoa é mais que seu cérebro. E até mesmo o cérebro pode ser mudado.
A busca pelo alívio dos sintomas do TDAH deve passar tanto pela base orgânica - com tratamentos específicos, usando medicação ou neurofeedback - quanto pelos aspectos comportamentais. Não basta ter um cérebro diferente - é preciso também agir de maneiras novas.

Déficit de Atenção, Hiperatividade e Impulsividade andam sempre juntos?
É importante notar que a hiperatividade e a impulsividade podem acompanhar o TDAH - Déficit de Atenção, mas isto não é obrigatório. Há pelo menos três tipos amplamente aceitos de TDAH, em função da presença ou não da hiperatividade e impulsividade


Cacilda Amorim


IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção

7 comentários:

  1. Boa noite! Gostaria de saber se têm informação de alguma clínica, em Salvador, que façam neurofeedback? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Meu filho e portador de TDAH,gostaria muito que pessoas como ele obtive-se o respeito que mere-sem por parte dos governantes .

    ResponderExcluir
  3. Daisy Wolff
    Endereço:
    Rua Bahia, 450 sala 301
    Salvador Bahia 41830-160
    Brazil
    Descrição:
    Psicóloga
    Especialização em DRH
    Especialização Terapia Corpo/Mente
    Terapia Regressiva Integral
    Técnica em Neurofeedback
    dywolff@gmail.com
    Tel. (71) 3345-2029 (71) 9124-6316

    ResponderExcluir
  4. Alguem tem o telefone atual de Daisy Wolff?
    Ela ainda está atuando nessa área?

    Leonam Maia

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer o neurofdback no meu filho de 08 anos, qual o telefone na Bahia?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Fique muito animada com tratamento, tem em Petrópolis? Abraços

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.