quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O mistério do santo-daime

Xamã Geraldo Pereira Armedes mostra garrafa contendo o chá do santo-daime, utilizado em rituais por participantes da seita
Polícia Civil pede exumação do corpo de Fernando Henrique Tavares, 19, morto no último dia 16 após ingerir chá alucinógeno em Senador Canedo

A Polícia Civil pediu ontem (17) a exumação do corpo do universitário Fernando Henrique Queiroz Tavares, 19, para a realização de exames toxicológicos. Ele morreu em uma chácara de rituais de xamanismo em Senador Canedo, no dia 16. O estudante teria ingerido no local doses do chá alucinógeno ayahuasca, mais conhecino como santo-daime. O delegado titular do 14º Distrito Policial, Washington da Conceição, disse que ouvirá os líderes da Instituição Xamânica Nossa Senhora da Conceição, além de outras pessoas que estavam presentes na hora da morte do estudante.
“Se for comprovado que o jovem morreu por causa do consumo de chá alucinógeno, os responsáveis pelo ritual serão indiciados por homicídio doloso, curanderismo e charlatanismo”, disse Washington da Conceição. “Espero apenas a conclusão do laudo que deve sair até o final da semana”, concluiu.
Fernando Henrique Tavares era estudante de Gestão Ambiental na Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO). Era frequentador da seita xamânica desde 2006. O estudante portava a síndrome de Marfan, que é uma desordem do tecido conjuntivo caracterizada por membros anormalmente longos, ou seja, o crescimento irregular dos órgãos. Ainda não há informação sobre uma possível relação entre a doença e a morte do rapaz.
O coordenador da comunidade, Marcelo Henrique Ribeiro Borges, de 28 anos, disse que considerava o estudante como um filho e que, antes de frequentar os rituais, o jovem fazia uso de drogas como haxixe, LSD e ecstasy, dos quais teria ficado livre após frequentar a seita. O xamã também disse que os pais de Fernando sabiam que ele era frequentador da seita. “Os próprios já vieram até nossa chácara em 2007 e deram total consentimento das vindas dele aqui”, afirmou. O padrasto do jovem, o advogado Jairo da Silva, disse que a família está muito transtornada. “Ainda não temos noção de nada. Não sabemos a dimensão do fato”, declarou.
“Ele deitou e morreu nos meus braços”
O coordenador da Instituição Xamânica Nossa Senhora da Conceição, Marcelo Henrique Ribeiro Borges, abriu, na tarde de ontem, as portas da chácara Céu de Krishina ao DM. Ele descreveu com detalhes como foram os últimos momentos de vida de Fernando Henrique. Segundo ele, havia cerca de 53 pessoas no recinto na noite de sábado (15). Marcelo Borges também conta que, por volta das 23h, foi servido duas doses de ayahuasca, ou santo-daime, para as pessoas que assistiam a palestras e que conversavam ao redor de uma fogueira.
A bebida é resultante da mistura do cipó jagube e a folha da chacrona, ambos vegetais oriundos da Amazônia. “O consumo de ayahuasca pode causar alterações emocionais, mas nunca ninguém morreu fazendo seu uso”, explicou. Ele também narra que Fernando Henrique bebeu a terceira dose do santo-daime à 1h30 do dia 16 e dormiu até 4h30, momento em que acordou passando mal. Por volta das 6h30, o universitário despertou, conversou com outras pessoas e, minutos depois, desmaiou. “Vi que ele não estava bem, fui até ele, deitou no meu colo e morreu nos meus braços”, disse Marcelo Borges.
Fernando Henrique foi socorrido pelo Samu e levado para o pronto-socorro de Senador Canedo já sem vida. “Carregamos ele até a casa, acionamos o socorro médico, mas era tarde. Foi uma morte súbita”, declarou Marcelo Borges.

Não existe precedente
O farmacêutico toxicológico e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Jamil Issy (foto), conhecedor do santo-daime, afirma que nunca houve registros de morte provocada pelo consumo do chá. Ainda segundo ele, qualquer afirmação em associação da morte de Fernando Henrique com o chá seria precipitado até a divulgação dos resultados dos exames toxicológicos após a exumação do corpo. “É prudente aguardamos os estudos.”
Jamil Issy confirma que o chá é alucinógeno e que pode levar à perturbação mental, alteração na pressão arterial, diarreia, vômito e problemas gástricos intestinais. “No meu entender, a mistura da folha da chacrona com o cipó ayahuasca, que contém imetiltriptamina, pode causar alucinações em qualquer indivíduo.” O professor esclarece que o chá não é taxado judicialmente como droga, pois é usado em rituais religiosos e a constituição preserva manifestações de fé.

Saiba mais
O xamanismo e o santo-daime
O xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas envolvendo cura, transe, metamorfose e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais e dos mortos. A palavra xamã vem do russo, que corresponde a práticas dos povos não budistas das regiões asiáticas e árticas especialmente a Sibéria. Não existe, contudo, origem histórica ou geográfica para o xamanismo como conhecido hoje, tampouco algum princípio unificador.
Já o termo santo-daime surgiu no Estado do Acre, no início do século 20, tendo como fundador o lavrador Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da doutrina como Mestre Irineu. Ele conheceu a bebida ayahuasca através de nativos da Floresta Amazônica.

5 comentários:

  1. Fico triste com o caso do rapaz...Não faço uso do Daime,mas meu namorado faz,ele uma pessoa super normal e muito evoluido espiritualmente.Agora vão sugir especulações de pessoas que não sabe o que é.Tenho procurando conhecer e estou cada dia mais encantada com está doutrina...Vamos espera o resultado dos exames antes de fala um mmnte de abobrinhas...

    ResponderExcluir
  2. Creio eu que temos que seguir o que o Mestre Irineu nos deixou, nessas mudanças do modelo deixado, pode trazer essas alterações...
    temos que tomar cuidado e prestar muita atenção
    pois lidamos com o aperfeiçoamento da mente e da alma, e seguindo o que ele determinou estamos amparados pelas forças iluminadas de JESUS...

    ResponderExcluir
  3. Quero me solidarializar com os familiares desse jovem, e rogar a Deus na sua infinita misericória que os console hoje e sempre.
    Bebo o Santo Daime há muitos anos, bem como alguns dos meus familiares, a exemplo de filhos e netos. Durante esses anos, tive a oportunidade de beber com vários grupos e locais, com pessoas idoneas e não. Se o Daime que ele bebeu foi feito do cipoó mariri e da folha chacrona, não creio que o exame venha a indicar algum problema tóxico; caso contrário, deve-se também examinar o Chá ingerido pelo mesmo.

    Como em todos os setores humanos, o joio permanece misturado ao trigo; nos dias atuais, cada vez mais existem pessoas e grupos fazendo uso do chá; muitos destes grupos e pessoas, usam em seus rituais substancias proíbidas pela legislação, criando assim, uma série de problemas de ordem psiquica e física aos seus partícipes, o que vem a comprometer e mácular tantos outros grupos idoneos existentes. Cabe aos interessados procurar examinar a procedencia do preparo do chá, quem os preparou, e principalmente, averiguar a vida pregressa do responsável ou responsáveis pela sua distribuição.
    Então, fica a minha pequena contribuição e testemunho, pois, como diz a antiga e poética história: A Bíblia, como a bebida são sagradas, mas a interpretação humana não as são...

    ResponderExcluir
  4. Que desperdício! Ele era (é... onde esteja) lindo!

    Meu elogio fica como tributo, mesmo sem ter conhecido.

    ResponderExcluir
  5. A Seita Santo Daime e CRIMINOSA, eles sao os GRANDES MACUMBEIROS DA IGREJA DO SATANAS, deen uma olhada nestes links:
    http://jusdaime.blogspot.com
    http://jusobrasil.blogspot.com
    kukulkan

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.