quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Santa Cruz do Sul: Caravana do Bem realiza ação nas casas noturnas


A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Candelária desenvolveu na noite de 12 de novembro a Caravana do Bem, com visitas às casas noturnas e boates do município. O trabalho aconteceu com a participação dos parceiros: Brigada Militar, Conselho Tutelar e Polícia Rodoviária Estadual. O objetivo foi constatar a presença ou não de menores nestes locais, bem como desenvolver uma atividade de conscientização junto aos proprietários dos estabelecimentos em relação ao cometimento desse tipo de delito, lembrando da responsabilidade, e convidando para serem parceiros, agentes de proteção e corresponsáveis pela eliminação do problema da exploração das crianças e adolescentes.
O trabalho faz parte da proposta deste ano. O órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação já desenvolveu a mobilização com os caminhoneiros na RSC-287, a reunião com taxistas e o convite para encontro com proprietários de hotéis e motéis. A coordenadora do Creas, Eliana Reolon, frisa que Candelária não foge das pesquisas nacionais que apontam as diversas manifestações de violência contra crianças e adolescentes. Explica que as mais incidentes são o abuso sexual praticado por integrantes da própria família e a exploração sexual para fins comerciais.
Além de crime e cruel violação dos direitos humanos, essas expressões resultam em danos irreparáveis para o desenvolvimento físico, psíquico, social e moral das crianças e dos adolescentes suscetíveis a esse tipo de violência. Entre outras consequências, conforme Eliana, as vítimas estão sujeitas à dependência de drogas, à gravidez precoce e indesejada, a distúrbios comportamentais e doenças sexualmente transmissíveis.
Para mudar essa realidade, as ações propostas pelo Creas visam a combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema, influenciados pela cultura de impunidade dos agressores, o que contribui com o ciclo de violação aos direitos das vítimas. O Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes do Creas oferece acompanhamento técnico especializado. O serviço é desenvolvido por uma equipe multiprofissional que mantém permanente articulação com a rede de serviços socioassistenciais, demais políticas públicas e sistema de garantia dos direitos. Desenvolve também projetos de conscientização e prevenção à violência no município.

DENÚNCIAS

Disque Denúncia Nacional: 100
Conselho Tutelar: 3743 1677
Brigada Militar: 190 ou 3743 1167
Polícia Rodoviária Estadual: 198
Creas: 3743 3700

Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.