Secretaria Municipal de Educação anuncia classes especiais de aceleração do ensino para 10.400 estudantes que atingiram as metas do programa de realfabetização. O objetivo é reduzir a elevada defasagem entre idade e série
Rio - Dez mil e quatrocentos alunos das turmas de realfabetização da rede municipal vão chegar ao fim do ano com orgulho do boletim. Eles são 80% dos 13 mil estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental que, em cinco meses, passaram de analfabetos funcionais a exímios leitores. Em 2010, o desafio continua: eles farão parte de classes especiais de aceleração de aprendizado, para reduzir a defasagem idade-série, fazendo dois anos letivos em um. O anúncio foi feito ontem pela secretária municipal de Educação, Cláudia Costin.
A medida é vista com preocupação pela professora Miriam Paura, da Faculdade de Educação da Uerj: “É uma tarefa complicada. Os alunos terão que aprender o conteúdo de dois anos em um. Espero que este não seja mais um projeto imediatista, para resolver problemas de poucos alunos”.
Outros 15 mil alunos do 6º ano estão no processo de realfabetização desde agosto. A defasagem na série atinge 22% dos estudantes regulares, uma das mais altas. Há alunos lá com mais de 13 anos, quando o esperado é que o façam aos 11. “Esses estão sendo avaliados. Ainda não podemos traçar o quadro evolutivo”, disse Cláudia.
Já o 4º e o 5º anos apresentaram ótimos resultados em redação, leitura de texto e solução de problemas. “Graças à equipe e à metodologia única, o sucesso é acima do esperado”, comemorou. Cerca de 800 professores foram capacitados para a recuperação.
AINDA HÁ DEFICIÊNCIAS
Ontem, primeiro dia da Prova Rio, 126.966 estudantes do 3º e 7º anos responderam a 40 questões de Português e Matemática. A proposta é criar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio, para servir de base à premiação anual de professores e funcionários. A secretária reconheceu deficiências: “Frações e porcentagens são um grande problema, reflexo da extinta aprovação automática. E em Português não vi progressos, o que preocupa”.
A secretaria divulga hoje a data das pré-matrículas, da pré-escola ao 9º ano do Fundamental. As inscrições serão por telefone ou Internet. Objetivo é evitar as filas quilométricas que marcam o período das matrículas. Cada estudante terá cinco opções de escola. Se nenhuma for do interesse do aluno, a secretaria atenderá pessoalmente o pai da criança.
O Senado aprovou, ontem, a educação básica, pública e obrigatória a estudantes de 4 a 17 anos. Hoje a idade escolar vai dos 7 aos 14. Com a mudança, estados e municípios deverão ampliar, a partir de 2010, a oferta de vagas na Educação Infantil e no Ensino Médio.
Alunos com deficiência: Município quer incluir mais 3 mil
O programa de Educação Inclusiva 2010 foi lançado, ontem, pela Secretaria Municipal de Educação na Câmara Municipal. Cerca de 10 mil alunos matriculados na rede apresentam algum tipo de deficiência (autismo, cegueira, deficiência física, surdez). Entre eles, 3 mil estão nas classes regulares, enquanto os restantes estão distribuídos em 759 turmas abertas nas 10 únicas escolas especiais da prefeitura. Com déficit de profissionais capacitados e falta de materiais de auxílio, a secretaria promete iniciar a educação inclusiva no próximo ano. A meta é unir mais 3 mil estudantes aos colegas das classes regulares. Os recursos serão repassados pelo MEC.
Meditação na sala de aula
Na rede estadual, cerca de 500 alunos já sentem os efeitos positivos das sessões de meditação transcendental, uma das novidades do projeto Educação Baseada na Consciência, lançado ontem no Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave Oi Futuro), na Tijuca. “Os benefícios vão além da sala de aula. Os jovens estão mais tranquilos em casa e com mais saúde”, frisou o gerente do projeto, Sérgio Menezes, acrescentando que a meditação será estendida a outras 10 unidades a partir de 2010.
Feito em parceria com a Fundação David Lynch, o projeto já é realizado na Nave e no Ciep Hélio Pellegrino, em Campo Grande. No lançamento, o cineasta americano transmitiu mensagem num telão.
A medida é vista com preocupação pela professora Miriam Paura, da Faculdade de Educação da Uerj: “É uma tarefa complicada. Os alunos terão que aprender o conteúdo de dois anos em um. Espero que este não seja mais um projeto imediatista, para resolver problemas de poucos alunos”.
Outros 15 mil alunos do 6º ano estão no processo de realfabetização desde agosto. A defasagem na série atinge 22% dos estudantes regulares, uma das mais altas. Há alunos lá com mais de 13 anos, quando o esperado é que o façam aos 11. “Esses estão sendo avaliados. Ainda não podemos traçar o quadro evolutivo”, disse Cláudia.
Já o 4º e o 5º anos apresentaram ótimos resultados em redação, leitura de texto e solução de problemas. “Graças à equipe e à metodologia única, o sucesso é acima do esperado”, comemorou. Cerca de 800 professores foram capacitados para a recuperação.
AINDA HÁ DEFICIÊNCIAS
Ontem, primeiro dia da Prova Rio, 126.966 estudantes do 3º e 7º anos responderam a 40 questões de Português e Matemática. A proposta é criar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio, para servir de base à premiação anual de professores e funcionários. A secretária reconheceu deficiências: “Frações e porcentagens são um grande problema, reflexo da extinta aprovação automática. E em Português não vi progressos, o que preocupa”.
A secretaria divulga hoje a data das pré-matrículas, da pré-escola ao 9º ano do Fundamental. As inscrições serão por telefone ou Internet. Objetivo é evitar as filas quilométricas que marcam o período das matrículas. Cada estudante terá cinco opções de escola. Se nenhuma for do interesse do aluno, a secretaria atenderá pessoalmente o pai da criança.
O Senado aprovou, ontem, a educação básica, pública e obrigatória a estudantes de 4 a 17 anos. Hoje a idade escolar vai dos 7 aos 14. Com a mudança, estados e municípios deverão ampliar, a partir de 2010, a oferta de vagas na Educação Infantil e no Ensino Médio.
Alunos com deficiência: Município quer incluir mais 3 mil
O programa de Educação Inclusiva 2010 foi lançado, ontem, pela Secretaria Municipal de Educação na Câmara Municipal. Cerca de 10 mil alunos matriculados na rede apresentam algum tipo de deficiência (autismo, cegueira, deficiência física, surdez). Entre eles, 3 mil estão nas classes regulares, enquanto os restantes estão distribuídos em 759 turmas abertas nas 10 únicas escolas especiais da prefeitura. Com déficit de profissionais capacitados e falta de materiais de auxílio, a secretaria promete iniciar a educação inclusiva no próximo ano. A meta é unir mais 3 mil estudantes aos colegas das classes regulares. Os recursos serão repassados pelo MEC.
Meditação na sala de aula
Na rede estadual, cerca de 500 alunos já sentem os efeitos positivos das sessões de meditação transcendental, uma das novidades do projeto Educação Baseada na Consciência, lançado ontem no Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave Oi Futuro), na Tijuca. “Os benefícios vão além da sala de aula. Os jovens estão mais tranquilos em casa e com mais saúde”, frisou o gerente do projeto, Sérgio Menezes, acrescentando que a meditação será estendida a outras 10 unidades a partir de 2010.
Feito em parceria com a Fundação David Lynch, o projeto já é realizado na Nave e no Ciep Hélio Pellegrino, em Campo Grande. No lançamento, o cineasta americano transmitiu mensagem num telão.
Ricardo Albuquerque
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