sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Fort Hood: atirador muçulmano gritou palavras em árabe antes de abrir fogo em base militar nos EUA


RIO - O psiquiatra do Exército americano Malik Nadal Hasan, que matou ao menos 13 pessoas na tarde de quinta-feira, na base de Fort Hood , no Texas, gritou palavras de ordem em árabe antes de abrir fogo, disse um comandante da base militar. O atirador gritou "Allahu Akbar!'', declaração em árabe que significa "Deus é grande!", antes de abrir fogo dentro da instalação no Texas. ( Há dois anos Fort Hood registra casos de violência )
A informação foi dada por soldados que testemunharam o tiroteio, informou o general Robert Cone ao programa "Today", da NBC. O comando militar disse que ainda estava unindo as pistas para descobrir as motivações do suspeito.
Hasan está inconsciente e respirando com a ajuda de aparelhos depois de ser baleado quatro vezes durante a troca de tiros em uma das maiores bases militares do mundo. A primeira informação divulgada pelo Exército era de que o major fora morto pelos colegas após o ataque. Cone disse na entrevista que nunca pensou que Hasan representasse uma ameaça ou risco.
Segundo um militar do alto escalão em Washington que não quis dar o nome, as autoridades não descartaram a possibilidade de o atirador ter disparado em nome de um grupo extremista não identificado. O militar, no entanto, não disse se foram encontradas provas que respaldem essa teoria.
Em entrevista à Fox News, o coronel Terry Lee, que trabalhou com o major Hasan no centro psiquiátrico militar, disse que o suspeito fez, no passado, comentários estranhos sobre a política externa do governo americano. Segundo o militar, Hasan teria afirmado que os muçulmanos do Iraque e do Afeganistão tinham o direito de enfrentar os americanos.
- Teve um momento que estávamos em uma coletiva de imprensa, há seis meses, e ele fez comentários, como "nós (americanos) não deveríamos estár lá (no Iraque e no Afeganistão)". E eu disse para ele calar a boca porque havia jornalistas no local. Em outros momentos ele fazia comentários com outras pessoas contra a guerra - contou o coronel.
Parentes do atirador disseram nesta sexta-feira que estão em estado de choque com a notícia do massacre. Eles fizeram um comunicado para a imprensa falando sobre o sentimento em relação aos acontecimentos.
"Estamos chocados e tristes com os terríveis acontecimentos de Fort Hood", disse o comunicado enviado por Nader Hassan, primo do atirador, que falou em nome da família, afirmando que os pais de Nidal Hasan já faleceram.
"Ele nasceu em Arlington (Virginia) e foi criado nos Estados Unidos. Ele foi a escolas públicas locais e graduou-se na Universidade Virginia Tech", continua o comunicado, publicado no site do Washington Post.
"Nossa família ama a América. Temos orgulho de nosso país", acrescenta.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.