quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pai acorda adolescente de coma com perguntas de matemática


Um britânico conseguiu ajudar a filha a acordar de um coma ao perguntar a ela questões simples de matemática.

A menina Victoria Alex, de 15 anos, estava em coma induzido após ter contraído uma infecção oportunista durante um tratamento de quimioterapia contra leucemia.
"Toda manhã, os médicos diziam que ela ia recobrar a consciência dali a alguns dias. Conversávamos com ela, mas não havia reação", disse à BBC Brasil o técnico em informática Nick Alex, pai da adolescente.
Segundo ele, a ideia de fazer perguntas simples sobre a matéria favorita da filha na escola veio depois de cinco dias em que os assuntos variaram entre música, televisão e fofocas.
"Perguntei quanto era 1+1 e ouvi ela fazer um barulho através do tubo de oxigênio que a ajudava a respirar. Então perguntei: 'Você está dizendo 2?', e ela balançou a cabeça afirmativamente", contou Alex.
"Para ter certeza de que não era uma coincidência, eu continuei perguntando. E quando tentei mudar para perguntas de gramática inglesa - que Vicki odeia - ela balançou a cabeça como quem diz 'não'."

Sozinha
Segundo o técnico britânico, 24 horas depois, ainda sedada, a própria filha arrancou o tubo de oxigênio em um ato "amedrontador".
"Nós não estávamos lá nessa hora, mas a equipe do hospital percebeu que era como se ela estivesse dizendo: 'Me cansei de tudo isso e posso respirar sozinha'", afirmou Alex. "Eles a ajudaram e ela foi acordando do coma."
Alex diz que Victoria não se lembra de nada.
A jovem agora alterna períodos em casa e no hospital, onde ainda deve se submeter a até seis sessões de quimioterapia.
Sua leucemia foi diagnosticada em meados de setembro.
"Ela está lidando muito bem com a situação, pois tem uma personalidade forte e é muito batalhadora", contou o pai.


BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.