sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bebês choram no idioma materno, diz estudo

A partir do momento que começa a emitir seus primeiros sons, um recém-nascido já o faz no idioma de sua mãe, seja ele inglês, português ou qualquer outro. A constatação é de um estudo da Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, publicado no site da revista Current Biology.
Segundo a pesquisa, o bebê já começa a assimilar a linguagem à sua volta ainda durante a gestação, mais precisamente três meses antes de nascer. "A descoberta mais espetacular do estudo é que os recém-nascidos não são só capazes de reproduzir diferentes tons quando choram, mas preferem os tipos de sons típicos do idioma que ouviram quando feto", explica Kathleen Wermke, uma das autoras do estudo.
A pesquisadora e sua equipe analisaram o choro de 60 bebês saudáveis, com três a cinco dias de vida, metade de famílias francesas e a outra parte de alemães. O que se observou foram claras distinções entre os idiomas - as crianças francesas choravam em um tom ascendente, e os alemães, tinham um tom descendente, diferenças marcantes entre as duas línguas, conforme Kathleen.
Até então, pensava-se que a influência dos idiomas nos sons emitidos pelos bebês ocorria muito mais tarde, e não logo após o nascimento, como o estudo alemão concluiu. Também se verificou que a voz preferida dos bebês é a da mãe, devido à entonação emocional. A imitação do idioma da mãe seria, portanto, apenas mais uma forma de estreitar os laços afetivos, destaca a estudiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.