terça-feira, 3 de novembro de 2009

Caso Madeleine: vídeo com novas fotos faz 'apelo à consciência'



A polícia britânica está divulgando um novo vídeo com imagens de Madeline McCann em uma campanha específica para tentar sensibilizar pessoas que saibam do paradeiro da inglesa desaparecida aos três anos de idade em Portugal durante férias com a família.

Detetives britânicos esperam que o filme de pouco mais de um minuto – que mostra imagens de Madeleine quando foi raptada e como estaria hoje, aos seis anos – toque a consciência de alguém próximo ao seu eventual raptor.
A polícia consultou psicólogos para ajudá-lo na mensagem, que tenta convencer testemunhas-chave a “fazer a coisa certa”.
Madeleine desapareceu de um apartamento na praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007, e apesar de uma intensa campanha global e de uma massiva investigação, ela nunca foi encontrada.
A polícia espera que internautas espalhem a nova mensagem, criada pelo Centro de Proteção Online de Exploração Infantil (Ceop) da Grã-Bretanha (um orgão da polícia), através de blogs, e-mail ou redes sociais, como o Facebook e o Twitter.
As novas imagens de como Madeleine estaria hoje – geradas por computador – agora incluem uma versão em que ela aparece queimada de sol e com cabelo escuro, para o caso de ela estar vivendo no Norte da África.
Em maio deste ano, o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas ou Exploradas, dos Estados Unidos, divulgou uma imagem mostrando a aparência que Madeleine poderia ter aos seis anos de idade.
Mas por conta da preocupação de que a imagem parece “muito americana”, duas novas fotografias foram criadas.
No vídeo, que foi produzido em sete línguas (inclusive português), o diretor do Ceop, Jim Gamble, apela diretamente a alguém que tenha informações sobre a menina.
“A gente sabe que tem alguém aí fora que sabe onde ela está”, diz a mensagem. “Eles podem estar mantendo o segredo por medo, lealdade, ou até amor.”
“Manter essa informação secreta só aumenta a angústia da família e dos amigos de Madeleine, e aumenta o risco para outras crianças.”
“Se você conhece alguém envolvido e está mantendo segredo, lembre-se que nunca é tarde demais para fazer a coisa certa.”

Redenção
Os pais de Madeleine vêm fazendo intensa campanha para manter o interesse no caso. O Ceop disse que a nova campanha foi lançada depois que Gerry e Kate McCann escreveram para ele demonstrando frustração porque as linhas de investigação estavam desaparecendo.
Ele acrescentou que os pais esperavam tocar alguém próximo ao raptor, como um cônjuge, membro da família, amigo ou colega.
“É altamente provável que eles, ou alguém próximo a eles, esteja usando a internet para procurar novas informações que possam sugerir que a polícia está chegando perto de descobrir a verdade”, acrescentou Gamble.
Ele disse que o Ceop consultou psicólogos sobre culpa e sobre como a campanha poderia “abrir a oportunidade para um indivíduo se lembrar de que ainda pode se redimir”.
A mensagem conta com apoio das agências de polícia em vários países, entre elas a Interpol, Europol, além das forças policiais da Austrália, Estados Unidos, Canadá e Emirados Árabes Unidos.

'Extremamente gratos'
Apesar de o Ceop não ter trabalhado diretamente com a polícia portuguesa – que liderou a investigação, arquivada em julho do ano passado – qualquer informação relevante será transmitida à polícia de Leicestershire (onde vive a família McCann), que vai transmiti-las à polícia portuguesa.
Gamble ressaltou que as investigações envolvendo crianças desaparecidas nunca são encerradas, citando casos de jovens como Jaycee Lee Dugard, que reapareceu na Califórnia 18 anos depois de ter sido sequestrada.
Gerry e Kate McCann disseram estar “extremamente gratos” ao Ceop por lançar o vídeo.
“É vital que ele seja visto e ouvido o mais amplamente possível.”
Os McCanns também mudaram seu site findmadeleine.com para abrir com a mensagem: “Nunca é tarde demais para fazer a coisa certa”.


BBC Brasil

Um comentário:

  1. Quero falar aos pais da menina Madeleine que: rezem, orem peça a DEUS comtoda sua fé diga a JESUS que como a MÃE DELE ficou aflita quando ELE sumiu por 3 dias você sofre também hoje. E peca a MÃE que lhe devolva a tua filinha.Faça isto todos os dias até ter de volta tua filha. Eu estarei pedindo à DEUS também por você,e acretido que voltara aos teus braçõs;pois aqui no Brasil tivemos o caso Pedrinho e os pais dele passaram por tudo isto que vocês estão passndo e venceram.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.