quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bullying: o que você precisa saber, RJ, Impetus, 2009



O livro trata do fenômeno bullying, que são atos repetitivos praticados contra vítimas escolhidas pelo agressor ou grupo de agressores para causar nas mesmas um estado permanente de tensão emocional, trazendo-lhes muita dor e sofrimento.
O livro traz conceitos básicos de bullying. O fenômeno é estudado em diversos setores sociais como o escolar (ex: trotes universitários, “zoar” etc.), o do trabalho, da informática (Cyberbullying através de Orkut, Facebook, Myspace, Twitter, MSN etc.), instituições militares etc. O autor trata dos direitos das vítimas de bullying (horizontal, vertical ascendente e/ou descendente), comentando a responsabilidade dos agressores, dos pais, tutores e curadores (se o agressor é menor de 18 anos de idade), das escolas (relação de consumo), empresas (no caso de bullying no ambiente de trabalho), como também do Poder Público em caso de bullying praticado no âmbito da Administração Pública.
O autor apresenta sugestões para a implantação de programas de combate ao bullying e comenta as primeiras decisões do Poder Judiciário brasileiro que reprimem essas práticas perversas. Como promotor de justiça criminal e professor universitário apresenta, ainda, de forma clara e objetiva um conjunto valioso de informações importantes sobre como as vítimas devem proceder para apresentar o seu caso à Justiça.

Bully: um jogo para ser boicotado
Gostaria de pedir o seu apoio para boicotarmos o violento jogo eletrônico acima: Bully.
Não se trata de discutir se o jogo é ou não é violento (ele o é) e outros jogos o são.
Mas qual é o potencial destrutivo para as crianças e o adolescentes de jogarem um jogo onde você avança praticando bullying contra outras pessoas em uma escola? Eles podem internalizar padrões de comportamentos agressivos contra pessoas indefesas.
O jogo Bully é uma iniciativa de extremo mau gosto e é um jogo que não deve ser recomendado para crianças e adolescentes. Peço que você nos ajude a boicotar esse jogo.

Leia mais em:
Bullying, estou fora!
Blog criado pelo Promotor de Justiça Lélio Braga Calhau, Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca(Espanha), Mestre em Direito pela UGF-RJ, autor de várias obras, entre elas, "Bullying: o que você precisa saber", Rio de Janeiro, Impetus, 2009. O objetivo deste blog é disseminar idéias, ações e notícias sobre o combate ao bullying. Você pode participar enviando suas iniciativas. Entre em contato. Não permita bullying em sua casa, escola, trabalho etc. Façamos a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.