sábado, 25 de julho de 2009

Bico comprido serve para resfriar corpo do tucano, revelam brasileiros

O bico desproporcionalmente grande dos tucanos serve para esfriar seus corpos, acaba de revelar o trabalho de cientistas que estudaram seis tucanos do zoológico de Americana (SP).
"O tucano é um bicho que chama a atenção: muito bizarro. Você logo pensa em para que serve aquele baita bico", diz Augusto Abe, biólogo da Unesp em Rio Claro, que fez o trabalho com Denis Andrade, também da Unesp, e Glenn Tattersall, da Universidade Brock (Canadá)


O estudo foi publicado hoje na revista "Science". Uma hipótese era que o bico fosse para alimentação. Outra que servisse para atrair parceiros. Pode até ser. Mas a sua função principal é ser um radiador, assim como a peça que circula água num motor de carro para resfriá-lo.
O bico do tucano tem tudo de que um bom radiador precisa. É grande, o que permite dispersar mais calor, e vascularizado, permitindo que o sangue circule mais. Uma prova é que, a 10ºC, o bico quase não tem circulação, evitando perda de calor - o corpo é aquecido pelas penas.
A 35ºC, quando o animal precisa perder calor, o contrário acontece. O bico fica cheio de sangue, esquenta e dissipa calor para o meio.
Mamíferos transpiram. Isso ajuda a esfriar seus corpos. Mas aves não. É possível, então, que bicos sejam radiadores em várias delas.
Mas por que o bico dos tucanos é tão maior?
É porque esses tucanos (Ramphastos toco) são originalmente do cerrado, onde existe uma grande oscilação térmica: dias quentes, noites frias. Precisam de um bom radiador.



Folha Online

Um comentário:

Verbratec© Desktop.