sexta-feira, 24 de julho de 2009

Prefeitura diz que 90% dos menores abandonados são viciados em crack


RIO - O secretário municipal de Assistência Social, Fernando William, informou nesta quinta-feira ao site G-1 que, pelo menos, 90% dos menores em situação de abandono usam crack. Segundo ele, o consumo da droga está disseminado e já atinge cerca de 400 crianças e adolescentes. Por ser barato, o crack substituiu o uso da cola de sapateiro nas ruas do Rio. Um estudo feito pela secretaria aponta o perfil desses dependentes, alguns com idades entre 10 e 12 anos. O relatório, segundo o G-1, já foi entregue ao prefeito Eduardo Paes.
- A proposta é um amplo processo de mobilização da sociedade, de líderes comunitários e das autoridades. Precisamos criar abrigos, como o espaço Casa Viva, mas também centros de recuperação e de assistência à família. Como isso exige recursos, vamos atrás de parcerias - disse Fernando William, ao G-1. Viciada em crack, menina não sabe sequer a idade
Reportagem do site mostrou como vive uma menina, de 11 ou 12 anos (ela não sabe ao certo), que vivia nas ruas do Rio e consumia crack. Novinha ou Florzinha, como é chamada, não se lembra dos pais. Ela sabe apenas que morava numa pequena casa na Ilha de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Para sustentar o vício, ela fazia programas, em Copacabana, com homens idosos e estrangeiros. O dinheiro que ganhava era usado para comprar pedras de crack e passar o dia. Não pensava em comer, nem dormir.
- Os gringos pagavam mais. Eles têm mais dinheiro. Já fiz até R$ 100 em dois dias - conta a menina.
Florzinha foi levada para um abrigo depois de sofrer um acidente que ainda a obriga a andar de cadeiras de rodas.
- Ela estava cambaleando no meio da linha de trem, sob o efeito do crack, quando foi atingida e jogada longe. Fraturou a perna esquerda e só acordou no hospital - contou ao G-1 uma funcionária da instituição.
- Eu ouvia vozes gritando: 'Novinha, olha o trem'. Mas eu estava muito doidona e não conseguia me mover nem ver nada - disse a menina.


O Globo

Veja também no blog postagens sobre CRACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.