quarta-feira, 22 de julho de 2009

Educação a distância oferece 440 vagas para formação de professores em Mato Grosso do Sul


Campo Grande (MS) - Professores da rede pública da educação básica de Mato Grosso do Sul têm, este ano, 440 vagas disponíveis em cursos de licenciatura a distância, oferecidos em cinco cidades. As vagas são de duas instituições públicas de ensino superior para cursos que começam em agosto. Os professores devem fazer a inscrição no Portal do Ministério da Educação.
As vagas para este semestre fazem parte do Plano Nacional de Formação de Professores, lançado pelo MEC em 28 de maio. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 horas de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.
Em Mato Grosso do Sul, duas instituições oferecem vagas no curso de pedagogia, em cinco municípios. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem turmas nos municípios de Campo Grande, Miranda e São Gabriel D’Oeste, e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), tem turmas em Dourados e no pólo de Rio Brilhante.
Plano de formação - No Portal do MEC, os professores, no exercício da profissão, podem escolher a licenciatura que desejam fazer e definir quando começar o curso. O Plano Nacional de Formação de Professores prevê o ingresso dos docentes em cinco semestres: em 2009 (segundo semestre); em 2010 (primeiro e segundo semestres); 2011 (primeiro e segundo semestres). A programação de quando entrar na faculdade deve ser feita pelo educador no portal.
O plano nacional de formação será executado num sistema de parceria que envolve as secretarias estaduais e municipais de educação e instituições públicas de ensino superior, sob a coordenação da Capes. As tarefas também estão distribuídas entre os envolvidos: o professor escolhe o curso e se inscreve; a secretaria estadual ou municipal a que ele pertence analisa, valida e envia a inscrição para a universidade ou instituto parceiro. Se a instituição tiver mais inscrições que vagas, ela fará a seleção, que pode ser por sorteio.

Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.