quinta-feira, 23 de julho de 2009

Homens mais altos 'ganham mais', diz estudo


Um estudo feito por cientistas australianos indicou que homens mais altos levam vantagens quando o assunto é salário.
Uma pesquisa feita com 7 mil pessoas concluiu que 5 cm a mais de altura equivalem a um adicional no salário de cerca de 950 dólares australianos - quase R$ 1,5 mil - por ano.
É quase igual ao aumento por um ano a mais de experiência, afirmaram os autores do estudo.
A pesquisa foi conduzida na Austrália, considerando a altura média de um homem de 1,77 m.
"Nossas estimativas sugerem que se este homem tivesse 1,82 m ganharia cerca de 1,5% a mais", afirmaram os autores do estudo, os economistas Andrew Leigh, da Universidade Nacional Australiana, e Michael Kortt, da Universidade de Sydney.
"É quase igual ao ganho de salário por um ano a mais de experiência."
Para os cientistas, a explicação para este fato pode estar ligada ao "respeito" que pessoas mais altas despertam em outros indivíduos, ou na confiança advinda de uma vantagem inicial em atividades sociais e esportivas durante a infância e adolescência.
A pesquisa australiana reforça conclusões semelhantes sobre a relação entre altura e salário em pesquisas feitas em outros mercados de trabalho, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Brasil.
Mas à diferença do que se observa em outros países - Alemanha e EUA, por exemplo -, os pesquisadores não observaram relação entre salário e o índice de massa corporal, o indicador que mede se um indivíduo está dentro, acima ou abaixo do peso, ou se é obeso.
"Não detectamos punição salarial por estar acima do peso ou obeso no mercado de trabalho australiano."
Leigh e Kortt disseram que esta discrepância pode ser explicada pela falta de homogeneidade nas estatísticas ou por uma diferença de atitudes em relação à obesidade nos diferentes mercados de trabalhos.
A pesquisa também avaliou a relação entre a altura e salário entre mulheres, mas o efeito, ainda que existente, foi considerado demasiado pequeno.
Segundo Leigh e Kortt, um adicional de 1,5% no salário das mulheres só é verificado entre aquelas com cerca de 10 cm a mais de altura.



BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.