sábado, 25 de julho de 2009

Cirurgia de Felipe Massa foi bem sucedida; piloto está na UTI


Budapeste (Hungria) - O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, está na unidade de terapia intensiva do Hospital Militar de Budapeste, depois de ter a cabeça atingida por uma peça solta na pista e sofrer uma forte batida quando estava a 258 km/h durante o treino de classificação para o Grande Prêmio da Hungria neste sábado.
O brasileiro passou por uma cirurgia de emergência, que foi bem sucedida. Ele vai passar a noite em coma induzido, respirando por aparelhos. De acordo com o último boletim da equipe médica, o piloto da Ferrari teve fraturas no crânio e uma pequena lesão no cérebro.
O piloto teve um corte na testa, um ferimento no osso do rosto e uma concussão cerebral. O impacto na cabeça foi causado por uma mola de cerca de 800 gramas que havia se soltado segundos antes do carro de Rubens Barrichello, da Brawn GP. O acidente tirou Massa da corrida de domingo no circuito de Hungaroring.Imagens da televisão mostram que, antes da curva, um objeto semelhante a uma porca atinge o capacete do piloto. Existe a possibilidade de o brasileiro ter ficado desacordado, já que suas mãos não movimentam o volante instantes após o choque. Consequentemente o carro não fez a curva e foi de encontro à proteção de pneus.
Barrichello esteve no hospital visitando o amigo, disse que os médicos estão confiantes e que o piloto da Ferrari está em coma induzido.
Bom gente acabei de voltar do hospital.O Felipe passou muito bem pela cirurgia. A pancada na cabeça foi muito forte entao ele continua sedado. Não me deixaram entrar, mas fiquei tranquilo com os comentarios dos medicos...vamos continuar rezando", escreveu Rubinho no site de relacionamentos Twitter.


Depois da batida, o brasileiro ficou no cockpit por alguns minutos antes que duas ambulâncias aparecessem para ajudá-lo. Com o auxílio dos médicos de plantão, Massa foi retirado do carro e levado de ambulância para o centro médico do autódromo. Mais tarde, o brasileiro foi removido de helicóptero para um hospital.

Pancada de 152kg na cabeça
A mola que atingiu o capacete de Felipe Massa e originou o grave acidente do piloto brasileiro nos treinos classificatórios do GP da Hungria pode ter gerado um impacto de 152kg.O cálculo teve a ajuda do físico e professor da ESPM, Julio César Bastos de Figueiredo, de 42 anos. Para realizar a conta, o professor supos o seguinte cenário: a mola que teria sido "cuspida" na pista pelo carro de Rubinho Barrichello tem 12cm de diâmetro e 500g de peso; e que Felipe Massa estava a 280 km/h (velocidade média que os pilotos realizam a curva quatro de Hungaroring)."Nesse cenário, o impacto no capacete de Felipe Massa seria equivalente ao que receberia um homem que estivesse deitado no chão e a mesma mola fosse jogada do alto de um prédio de 300 metros, como o Empire State, de Nova York", explicou o físico.Apesar da gravidade do acidente, pode se dizer que o impacto em Felipe Massa foi um tanto "leve". "Os capacetes dos pilotos de Fórmula 1 são projetados para receber impactos de até 600kg", explica o físico."O corte gerado no rosto de Felipe provavelmente aconteceu pelo aprofundamento do capacete gerado pelo choque. Mas o capacete resiste sim e resiste bem", disse.Longa desaceleração pode ter evitado o piorOutra cena impressionante do acidente de Massa foi o choque com o muro de pneus. Desacordado, o piloto acelerou e freou ao mesmo tempo antes de entrar na área de escape, na qual a Ferrari perdeu um pouco de sua aceleração antes de parar por completo. Graças a esse espaço e tempo maior para a parada completa do carro ¿ além da proteção do cockpit - Felipe Massa não sofreu danos maiores."Força da gravidade na batida foi de 5G (cinco vezes a força da gravidade). Seria o mesmo que levantar o carro a cinco metros de altura e soltá-lo no chão com o bico para baixo. A espinha humana aguenta no máximo 7G, mas isso sem apoio algum, o que não acontece nos carros de Fórmula 1. A desaceleração que ocorreu neste caso fez com que o impacto nos pneus não fosse tão forte assim. Se fosse direto no muro, sem proteção ou desaceleração, a força G seria bem maior", explica o físico.

Alonso faz a pole
O acidente deixou muito nervosos todos os que acompanhavam o treino. A terceira sessão, inclusive, foi adiada pela organização até que notícias do estado de saúde de Massa acalmassem a todos. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, fez a pole-position.



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