segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jovem que teria esfaqueado primo tem problemas psiquiátricos, diz delegado


Jovem que teria esfaqueado primo tem problemas psiquiátricos, diz delegado
Ele passou por avaliação psicológica na 14ª DP.
Adolescente foi internado, mas não responderá por tentativa de homicídio.


O menor de 16 anos que teria esfaqueado o primo de 9 anos em Ipanema, na Zona Sul do Rio, sofre de depressão e tem problemas familiares e psiquiátricos, segundo atestou uma psicóloga da 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado. As informações são do delegado Gustavo Valentini.
Segundo ele, o menor não será indiciado por tentativa de homicídio, mas deve responder por ato infracional. O caso será encaminhado ao juiz da Vara da Infância e da Juventude, onde será avaliado, e ele poderá receber como punição uma medida sócio-educativa.
"Vou relatar ao juiz os fatos e ele pode aplicar a medida sócio-educativa ou recomendar que ele seja assistido numa clínica psiquiátrica", disse Valentini.

Menor pediu para chamar ambulância

O delegado disse também que logo após esfaquear o primo, durante um surto, o menor viu o sangue espalhado e pediu para chamar uma ambulância, na tentativa de socorrer o primo.
Segundo o delegado, ele contou que esfaqueou o primo de 9 anos depois de ter sido ameaçado. "Ele não tinha intenção de matar. Ele falou que esfaqueou o primo depois de ele dizer que iria furar seu olho", conta Valentini.
Por não oferecer risco para si mesmo e para a sociedade nesse momento, o menor não foi detido, mas foi internado numa clínica psiquiátrica.
Além do menor, também foram ouvidos na madrugada desta segunda (20) a mãe e avó do adolescente.
Em depoimento, a avó alegou que não teve a intenção de adulterar a cena do crime, depois de o local ter sido limpo. Mas segundo o delegado, ela vai responder por fraude processual.
"Ela disse que ficou nervosa quando viu o sangue e não imaginava que limpar o local poderia causar problema, mas vai responder a inquérito", afirma Valentini.
O garoto ferido foi levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul, e vai ter alta no início desta tarde, segundo informou a Secretaria municipal de Saúde.

A briga

Uma discussão de criança acabou com duas pessoas esfaqueadas em Ipanema, bairro nobre da Zona Sul do Rio, na madrugada de domingo (19). Segundo a polícia, um menor, de 16 anos, teria brigado com o primo, de 9, que acabou esfaqueado.
Ao ouvir a confusão, a mãe da criança teria acordado e, ao se meter na briga, acabou ferida também. Ainda de acordo com a polícia, o menino ferido foi levado para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, e o adolescente teria fugido com a avó.
Policiais chegaram a ficar de prontidão ao descobrirem que havia uma passagem no nome do menor marcada para as 10h40 para Cuiabá, em Mato Grosso, mas ele não chegou a embarcar.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.