quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pedofilia na internet e crack: Temas das Jornadas contra a Violência Sexual


A VII Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai mobilizar as principais cidades do Rio Grande para alertar a população sobre este tema. Voltada para profissionais da área da saúde, do direito, do atendimento e para as comunidades locais, as audiências públicas são um espaço de discussão, na busca de soluções para os problemas locais. Desde que foram criadas, as jornadas já reuniram em torno de 20 mil pessoas, gerando, conforme especialistas, avanços na proteção à infância no Estado.
Neste ano, a exemplo de 2008, há uma preocupação especial em se estimular o debate dentro das universidades, como forma de sensibilizar os futuros profissionais das diversas áreas para o tema. Da mesma forma as entidades que organizam as jornadas estão preocupadas em oportunizar o surgimento de redes de proteção nas cidades, que possam ter eficácia e eficiência no socorro, atendimento e encaminhamento das crianças vítimas de violência. Outro tema que está sendo abordado são as ações que podem ser desenvolvidas para combater o aumento do uso de crack e de outras drogas.
São organizadoras da VII Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o Ministério Público Estadual/RS e a Assembléia Legislativa do Estado. No total integram e participam da Jornada 23 entidades sociais, entre prefeituras, órgãos públicos, instituições sociais e conselhos.
Conforme o coordenador da área de Cooperação Técnica e Financeira da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Jéferson dos Santos o tema deste ano, pedofilia na internet, está tendo grande aceitação e oportunizando espaços de debate, de encontro de idéias, de troca de experiências e de sensibilização para o encontro de soluções. Neste ano já foram realizados encontros em Santa Maria e Panambi. A próxima audiência será dia 07 de agosto em Santana do Livramento.

Promotores:
Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do SulCentro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público do Rio Grande do SulFundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Entidades parceiras:
Associação de Conselheiros Tutelares do Rio Grande do SulColetivo Feminino PluralConselho Estadual dos Direitos da Criança e do AdolescenteDefensoria Pública do Rio Grande do SulFórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente – RSFórum Estadual dos Direitos da Criança e do AdolescenteFrente Parlamentar Nacional pela Criança e pelo AdolescenteFundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do SulFundação de Educação e Cultura do Sport Club InternacionalInstituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do SulKNH Brasil SulMovimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesOrdem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do SulPastoral do Menor – CNBB/Regional SulSecretaria Estadual de EducaçãoSecretaria de Justiça e Desenvolvimento SocialSecretaria Estadual da SaúdeSecretaria Estadual de Segurança PúblicaServiço de Proteção à Criança da ULBRASindicato dos Revendedores de Combustíveis do Rio Grande do SulSociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

Jornadas Estaduais
As Jornadas Estaduais Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes são audiências públicas que visam a sensibilizar e a mobilizar as sociedades gaúcha e catarinense para o problema da violência e a exploração sexual de meninos e meninas, buscando soluções e sinergia nas ações de enfrentamento desses casos e desenvolvendo atividades preventivas. Em cinco anos de Jornadas, foram conquistados:
• 2 Termos de Ajustes de Conduta e um projeto de Lei Estadual em Santa Catarina (foco escolas)• Ampliação orçamentária em um município da região centro-oeste (Joaçaba)
• 4 projetos de Lei
• 70 Programas Sentinelas no Rio Grande do Sul

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.