terça-feira, 21 de julho de 2009

A música pomerana de Vila Pavão se espalha pelo mundo

Vila Pavão - Nos anos de 1980, com o advento da internet, alguns pesquisadores acreditavam que as comunidades tradicionais e toda sua identidade cultural seriam globalizadas e que um sistema cultural se sobressairia e tomaria conta do mundo.
As comunidades tradicionais seriam atropeladas pelas mais modernas tecnologia da comunicação e assim desapareceria. Mas não é isso o que acontece com àquelas comunidades que se prepararam para esse processo. Pelo contrário, essa nova ferramenta contribuiu para a divulgação, inclusive dessas comunidades tradicionais que também ocupam seu espaço nesse mundo cada vez mais globalizado.
É dentro dessa visão que, cada vez mais, as tradições pomeranas de Vila Pavão estão ocupando espaços na mídia com todas suas manifestações culturais.
Atualmente, a conscientização e o resgate cultural, acompanhado de muita criatividade, vêm sendo muito importantes para o desenvolvimento do município. A música é mais uma dessas manifestações típicas, e o grupo musical pavoense Up Pomerisch, que já gravou um CD e prepara o segundo ainda para este ano, vem sendo reconhecido e tem suas músicas executadas em diversos sites e emissoras de rádios espalhadas pelo mundo.
O conjunto, que tem estilo popular e que a juventude gosta, usa a concertina em seus shows e canta na língua pomerana.
No Espírito Santo, essa iniciativa é inédita. Em apenas três anos, Up Pomerisch mexeu com a auto estima desse povo, através de suas músicas. “Hoje é comum ver jovens com CDs de músicas pomerana em seus aparelhos de som ou carros, bem como a execução das músicas nas emissoras de rádios de municípios pomeranos.
Várias rádios e sites fazem a difusão das músicas do grupo pavoense Up Pomerisch.
Tem músicas na internet que ainda nem foram lançadas, mas que podem ser acessadas pelas rádios :

Rádio Sociedade de Espigão do Oeste (RO) - com um programa aos domingos à tarde;

Rádio Vila Pavão FM (ES) - com um programa aos domingos das 6 às 8 horas;

Rádio Nova Onda (Nova Venécia-ES) - no programa sertanejo pelas manhãs, com Joel Pionti, entre outras rádios pelo Brasil”, declara Jorge Kuster Jacob, secretário municipal de Cultura e Turismo de Vila Pavão.

O grupo Up Pumerisch é composto por Osmar (vocalista), Nicolas (guitarra), Adegair (contrabaixo), Hélio (guitarra solo), Sérgio (teclado) e Dionei (bateria)Mais informações, Irineu Luiz Zotelle – 9989.0810

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão




Nortes.com.br

9 comentários:

  1. Maria Celia, nós do grupo Up Pomerisch queremos agradecê-la pelo post em seu blog, a divulgação deste projeto tão importante é fundamental para o grupo. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ficamos muito contentes em divulgar coisas interessantes que muitos desconhecem, inlusive eu gostaria mito de ouvi-los.
    Quando tiverem alguma novidade é só mandar para o nosso e-mail que postaremos no blog.
    Boa sorte e abraços
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  3. muito bom saber que a cultura polmerana ainda esta viva ainda existe obrigado a todos que acreditão no grupo up pomerisch esse é o meu voto de agradesimento vocalista do grupo brigado a todos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero parabenizar o trabalho d vcs gosto muito das musicas,curto muito e desejar muito sucesso pra vcs e parabens plo blog !!

    ResponderExcluir
  5. quero as musicas dos pomeranos como faço para adqueri manda pelo meu mail denakidvidalouka@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o assunto.
    Esses caras são demais

    ResponderExcluir
  7. Nós também adoramos e por isso postamos.
    Só gostaríamos de conhecer pelo menos por CD e não sabemos onde encontrar.
    Obrigada por seu comentário
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  8. como faço para ouvir a radio de vila pavão pela net, não consigo sintonizá-la, obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de adquirir um cd dos up pomerisch!!como faço para conseguir?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.